Eleição de estudantes de graduação para Conselhos Superiores será realizada em 21/3, no Centro de Convivência

A eleição de estudantes dos cursos de graduação da UFLA para os Conselhos Superiores tem nova data. O pleito será realizado no dia 21/3, por escrutínio secreto, das 9h às 21h, no Centro de Convivência. Os candidatos tiveram até às 16h desta segunda-feira (5/2) para realizarem suas devidas candidaturas.

A apuração das eleições será realizada na mesma sessão, e será considerado eleito o candidato mais votado. Não serão admitidos votos por procuração ou cumulativos. Cada eleitor terá direito a apenas 1 (um) voto, exercido pessoalmente, em apenas 1 (um) nome para cada cargo a ser provido.

A eleição acontece para os seguintes cargos:

I – CONSELHO UNIVERSITÁRIO
a) 3 (três) representantes dos cursos de graduação, com mandato de um ano.

II – CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
a) 2 (dois) representantes dos cursos de graduação, com mandato de um ano.

III – CONSELHO DE CURADORES
a) 1 (um) representante dos cursos de graduação, com mandato de um ano.

Juntamente com os membros representantes, serão eleitos suplentes. Aprovada a ata pela Comissão Escrutinadora, o quadro do resultado será afixado imediatamente em lugar público e visível. Caberá recurso contra candidatura ou contra o resultado das eleições, nos termos previstos no Regimento Geral da UFLA.

Confira o horário de funcionamento da Biblioteca Universitária durante as férias letivas

O período de férias letivas, para os graduandos da UFLA, irá de 9/2 a 11/3. Por isso, a Biblioteca Universitária informa o seu horário de funcionamento durante esse prazo, que ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Entre os dias 12/2 e 14/2, não haverá atendimento.

Luciana Tereza – estagiária Dcom/UFLA.

Proinfra disponibiliza retroprojetores novos para outros setores da UFLA

A Diretoria de Logística Acadêmica (DLA/Proinfra) informa que serão disponibilizados 15 retroprojetores novos para outros setores da UFLA.

O setor que tiver interesse em ficar com o referido equipamento deverá encaminhar um e-mail para dla@proinfra.ufla.br.O e-mail deverá ser enviado pelo chefe ou subchefe do setor, uma vez que deverá ser feita a transferência patrimonial do bem.

Após o recebimento do e-mail, a DLA entrará em contato para agendar a retirada do material. O setor interessado deverá providenciar o transporte.

Abertas as inscrições para o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME) 2018

O Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME) é uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para conceder bolsas de Iniciação Científica e de Mestrado para alunos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) ou da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) que estejam cursando graduação em instituições públicas ou privadas em qualquer área de atuação.

Na Universidade Federal de Lavras (UFLA) o PICME funciona em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Por isso, no formulário de inscrição, o estudante deve selecionar a UFMG. Entretanto, todas as atividades serão realizadas na UFLA. As inscrições devem ser feitas até 26/2 para a entrada antecipada e 4/4 para a entrada regular, no site http://picme.obmep.org.br/

O objetivo do PICME é oferecer aos estudantes universitários que se destacaram nas olimpíadas escolares a oportunidade de concluir sua graduação, em qualquer área, simultaneamente com estudos em Matemática. Com isso, espera-se propiciar o acesso a uma sólida formação matemática que venha enriquecer o desenvolvimento profissional desses estudantes, abrindo inclusive a possibilidade de ingressarem em um mestrado na área de Matemática.

Na programação acadêmica do PICME os bolsistas deverão cursar disciplinas de matemática e participar de atividades escolhidas pela coordenação, de acordo com seu nível e objetivos específicos. Os estudantes serão acompanhados ao longo do projeto, pela equipe responsável.

Mais informações no site: http://picme.obmep.org.br/  ou com a professora Adriana Xavier Freitas, do Departamento de Ciências Exatas (DEX).

Oportunidade de bolsas para medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

A partir desta segunda-feira (5/2) até 23 de fevereiro, estarão abertas as inscrições para a Bolsa de manutenção do Instituto TIM- Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

A bolsa foi criada com o objetivo de oferecer apoio financeiro a jovens talentosos para que possam cursar a Universidade. As bolsas ofertadas são direcionadas a medalhistas, de qualquer edição da OBMEP, que estejam ingressando em Universidades Públicas (Federais ou Estaduais) no primeiro período do ano de abertura das inscrições. As seguintes áreas de acesso são apoiadas pela iniciativa: Astronomia, Biologia, Computação, Economia, Engenharia, Estatística, Física, Matemática, Medicina e Química.

Em 2015, 2016 e 2017 foram oferecidas, em cada ano, 50 bolsas de manutenção no valor de R$1.200, com duração de 12 meses, renováveis anualmente, até o limite de 48 meses. Novas 50 bolsas serão oferecidas em 2018.

Interessados deverão realizar inscrições aqui.