Estudantes de Medicina fizeram visita técnica ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

1 de Fevereiro de 2018, 4:32 pm , com 567 visualizações

A turma do sexto período do curso de Medicina realizou uma visita, ontem (31/1), à Base Descentralizada de Lavras do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A atividade foi coordenada pelo professor Flávio de Azevedo Figueiredo, do Departamento de Ciências da Saúde (DSA), no âmbito da disciplina Propedêutica Médica II.

O objetivo foi que os graduandos se familiarizassem à rotina de trabalho e funcionamento de uma Unidade de Suporte Básico e Avançado de Vida. Ali, os estudantes foram apresentados a toda a estrutura da unidade, desde o sistema de chamamento, equipamentos e trabalhos realizados dentro de uma ambulância – inclusive com simulação de atendimentos de emergência. O professor Flávio também é médico intervencionista do Serviço.

O Samu tem a missão de prestar socorro à população em casos de urgência e emergência. Para isso, a base lavrense conta com uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA). Tripulada por condutor e técnico em enfermagem, a USB conta com materiais para curativo, imobilização e acesso venoso, além de desfibrilador. Já a USA, popularmente conhecida como UTI Móvel, dispõe de mais equipamentos, e equipe composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor socorrista.

A base de Lavras localiza-se no quilômetro 352 da Rodovia BR-265. Está vinculada ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas (CISSUL, cuja Central de Regulação fica em Varginha.

Página Eventos UFLA no Facebook

Diretrizes de Comunicação da UFLA