Projeto Cotton Victoria: estudantes da UFLA participaram de experiência na África – veja fotos

29 de Janeiro de 2018, 6:02 pm , com 813 visualizações

No final de 2017, o Projeto Cotton Victoria, coordenado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), promoveu o treinamento de 44 profissionais no Burundi e na Tanzânia, na área de sustentabilidade da produção algodoeira.

Os treinamentos nesses países africanos foram realizados de 4 a 8 de dezembro e, pela primeira vez, a equipe da UFLA contou com a presença de estudantes: Douglas Pelegrini Vaz-Tostes (doutorando em Fitotecnia/Sementes) e Vinícius Reis Bastos Martins (graduando em Engenharia Agrícola), além dos professores Pedro Castro Neto (DEG) e Antônio Carlos Fraga (DAG).

Esse treinamento incluiu aulas teóricas e práticas, visando à melhoria técnica da cultura do algodão nos países africanos, com a apresentação de tecnologias utilizadas pelos cotonicultores brasileiros na área de manejo agronômico mais sustentável, com foco no aproveitamento de água e conservação do solo. Os estudantes participaram efetivamente de todas as atividades desenvolvidas e manifestaram entusiasmo com a experiência internacional inovadora.

O algodão é uma das mais importantes culturas agrícolas dos países africanos, gerando emprego e renda a milhares de agricultores. As áreas de cultivo são pequenas e o sistema de produção utiliza ainda muitos recursos manuais, com produtividade muito baixa, quando comparado com os padrões brasileiros de produção, de acordo com o professor Antônio Fraga.

O Projeto Cotton Victória é uma parceria da UFLA com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

Página Eventos UFLA no Facebook

Diretrizes de Comunicação da UFLA