UFLA recebeu comitiva da Universidade de Poznan, da Polônia

Quatro representantes da Universidade de Poznan, na Polônia, estiveram na UFLA de 16 a 22 de janeiro. Eles visitaram diversos setores, apresentaram áreas de pesquisas e participaram de reuniões na Diretoria de Relações Internacionais (DRI), no dia 18; e com a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), no dia 19, a fim de discutir parcerias.

A comitiva foi composta pelo professor Roman Hotubowicz, pela doutoranda Anna Gatczyńska e pelos estudantes de PhD Xia Xianzong e Isaias Emilio Paulino do Carmo (este, mediador da visita, ex-aluno da UFLA, onde formou-se em Engenharia Florestal e fez mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal).

O foco das reuniões com a Universidade foi iniciar contatos para estabelecer programas conjuntos de pesquisas, com o intercâmbio de pesquisadores. A cooperação se concentrará em pesquisa e treinamento, bem como nas inovações tecnológicas no campo das ciências agrárias, especialmente horticultura, produção de sementes e energia renovável – saneamento com produção de biogás.

Na UFLA, o grupo visitou os setores de Fruticultura, Sementes, Cafeicultura e o Laboratório de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel. Na sexta (19), realizaram uma série de apresentações sobre suas linhas de pesquisa na universidade polonesa, atendendo também aos estudantes interessados em realizar intercâmbio.

Ainda no Brasil, eles visitaram a região, passando pelas cidades históricas de São João Del Rei e Tiradentes, além de Carrancas.  Também visitaram uma empresa de sementes em Uberlândia (MG) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa – Hortaliças,) em Brasília (DF).