UFLA na Mídia: renda do produtor rural no Sul de Minas

Uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Lavras (UFLA) apontou uma queda de quase 13% na renda do produtor rural do Sul de Minas em 2017. O estudo foi desenvolvido pelo Departamento de Administração e Economia (DAE), por meio dos cálculos dos Índices de Preços Recebido/IPR (relativos aos preços recebidos pelos produtos comercializados pelos produtores rurais) e Índices de Preços Pagos/IPP (relativo aos preços pagos aos insumos para produção).

A pesquisa foi divulgada no jornal da EPTV, Sul de Minas e no G1 Sul de Minas: https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/pesquisa-aponta-queda-de-quase-13-na-renda-do-produtor-rural-no-sul-de-minas.ghtml 

O levantamento consultou o preço de 72 produtos. Entre os produtos que tiveram maior variação negativa no preço estão o milho, o leite, o feijão, a farinha de mandioca, o tomate, o ovo, o açucar e os legumes.

Para o coordenador do trabalho, professor Renato Fontes, essa movimentação de preços é normal no setor, pois o mercado se organiza de forma bastante pulverizada na produção agropecuária, caracterizando como mercado em concorrência perfeita, onde o preço das commodities é dado pela interação da oferta e demanda.

Leia também: http://www.ufla.br/ascom/2018/01/11/divulgacao-do-indice-de-precos-pagos-ipp-e-indice-de-precos-recebidos-ipr-anual/