UFLA auxilia Mato Grosso do Sul em adequação no Sistema do Cadastro Rural Ambiental

Esse ajuste soluciona o impasse que havia no envio de dados entre os sistemas do MS e o nacional. Foto: João Prestes. Crédito: Acritica.net

Técnicos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) trabalharam em conjunto com a Superintendência de Gestão da Informação (SGI), do Governo do Mato Grosso do Sul, para adequar o Sistema do Cadastro Rural Ambiental (CAR/MS) com o Nacional.

O prazo para que todas as propriedades rurais do Brasil estejam inscritas no CAR termina dia 31 de dezembro. O proprietário que não estiver com seu imóvel inscrito no CAR a partir do próximo ano não poderá acessar financiamento rural, solicitar licença ambiental, ou fazer qualquer negociação com a terra.

O cadastro é obrigatório e possibilitará que o órgão ambiental tenha as informações precisas do tamanho dos imóveis rurais presentes no Estado, da existência ou não de passivos ambientais, reserva legal, área de preservação e demais dados físicos. Entre os documentos exigidos estão imagens em alta resolução que revelam a real situação do imóvel.

O Sistema – O CAR é um registro eletrônico obrigatório para os imóveis rurais do País, implementado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) no primeiro semestre de 2014. Foi criado a partir do Código Florestal Brasileiro (Lei 12.651/12) e tem a finalidade de integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APPs), das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do Brasil.

Considerado um dos maiores cadastros ambiental georreferenciado do mundo, o CAR envolveu mais de 150 pessoas, entre profissionais e estudantes da UFLA, em especial do Laboratório de Estudos em Manejo Florestal (Lemaf). O cadastro vai permitir acesso aos benefícios e financiamentos governamentais – como o Pronaf, por exemplo – além de ser necessário para a regularização ambiental das propriedades.

Capcar – Além de ter desenvolvido todo o sistema de gerenciamento do CAR, a UFLA oferece o Curso de Capacitação para o Cadastro Ambiental Rural (CapCAR) – gratuito, online, para todos os interessados. O treinamento é uma realização do Serviço Florestal Brasileiro/Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a UFLA. As informações completas estão disponíveis em http://www.ufla.br/capcar/

Com informações do portal Acritica.net