Acreditação CFMV: Medicina Veterinária da UFLA recebe certificado de excelência

A coordenadora Suely de Fátima Costa recebe o selo de excelência das mãos do presidente do CFMV, Benedito Forte Arrudas, em cerimônia na quarta-feira (13/12). Foto: Ascom/CFMV

Na quarta-feira (13/12), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) obteve o certificado de acreditação do curso de Medicina Veterinária, com selo de excelência, como resultado da avaliação realizada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) em 2017. A coordenadora do curso, professora Suely de Fátima Costa, recebeu o documento das mãos do presidente do CFMV, Benedito Forte Arrudas, em cerimônia realizada na sede da autarquia, em Brasília.

O selo de excelência, recebido pela UFLA, indica que o curso obteve conceito máximo em pelo menos 90% dos indicadores, e não recebeu, em nenhum deles, o conceito mínimo (1). Também alcançaram o resultado, neste primeiro ciclo, a Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Botucatu, e a Universidade de São Paulo (USP). A validade da acreditação é de cinco anos.

É a primeira vez que o CFMV realiza a Acreditação de Cursos de Graduação de Medicina Veterinária no país, visando estabelecer e assegurar critérios regionais de qualidade de cursos de graduação para a melhoria permanente da formação na profissão. O processo avalia três dimensões: a organização didático-pedagógica, a população universitária e a infraestrutura.

O Brasil possui mais de 300 cursos de Medicina Veterinária.  Nesse sentido, a acreditação serve como referência para gestores educacionais, docentes, sociedade em geral e, sobretudo, estudantes que buscam cursos com qualidade comprovada.

As instituições de ensino puderam se candidatar, de forma voluntária, para serem avaliadas pela entidade, desde que o curso atendesse aos requisitos de habilitação: ter sido autorizado há 10 anos ou mais, ser ofertado exclusivamente em período diurno e ter obtido conceito igual ou superior a 3 (três) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), no último ciclo avaliativo. Para as três universidades acreditadas com excelência pelo CFMV, o reconhecimento representa um passaporte de sucesso para a credibilidade nacional e internacional no ensino da Medicina Veterinária.

De acordo com a coordenadora Suely Costa, optar por ter o curso avaliado pela entidade máxima de representação da Medicina Veterinária no Brasil requer dedicação e coragem. “Participar de um processo de acreditação é desafiador. Você passa a ter uma visão externa sobre os pontos positivos e negativos do curso. Mas quando há certeza da qualidade do trabalho realizado, é preciso ter essa coragem. Tínhamos convicção  de que a UFLA receberia a acreditação. Recebê-la com grau de excelência é um motivo ainda maior de comemoração”, destacou.

Para o pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins, o resultado é um reconhecimento merecido ao trabalho da coordenação e colegiado do curso, equipe de docentes, técnicos, dos estudantes do Departamento de Medicina Veterinária, e outros departamentos que, juntos, fazem o curso acontecer. “A colaboração entre departamentos e a PRG tem sido um dos pilares do sucesso da graduação da UFLA. O selo de excelência outorgado pelo CFMV é mais uma evidência da qualidade da formação oferecida pela Instituição, e certamente será reconhecido no mercado de trabalho como um indicador de que os egressos do curso são ótimos profissionais e pessoas preparadas para os grandes desafios da atualidade”, ressaltou o pró-reitor.

Segundo Suely, o objetivo da UFLA é formar profissionais que, embora generalistas – capazes de atuar em todas as áreas da medicina veterinária -, estejam preocupados em atender as demandas da sociedade com capacidade crítica e de gestão. “Nesse sentido, os núcleos de estudo foram destacados no processo de acreditação como práticas inovadoras e excelentes metodologias ativas, onde os alunos trabalham a multidisciplinaridade e desenvolvem habilidades de gestão, de interação e de empatia. Existem hoje 20 grupos de estudo cadastrados apenas no Departamento de Medicina Veterinária, além daqueles ligados a outros cursos”, reforçou.

Histórico de reconhecimento

Não é a primeira vez que o curso de Medicina Veterinária da UFLA tem sua qualidade reconhecida. Em 2013, recebeu a Acreditação de Qualidade Acadêmica Mercosul de Cursos Universitários (Arcu-Sul), no âmbito do Setor Educacional do Mercosul, com validade até 18/11/2020. O documento funciona como uma garantia pública, entre os países do Mercosul, que o curso acreditado tem elevado nível acadêmico e científico, sendo gerenciado pela Rede de Agências Nacionais de Acreditação (Rana). No Brasil,  é administrado pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – Conaes e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP.

O curso também conquistou, em 2016, o conceito máximo (5) no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Sobre o curso

O curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras teve início em 26 de agosto de 1993. Atualmente, oferece 100 vagas anuais, divididas igualmente em duas entradas semestrais.

• Modalidade:Bacharelado
  • Titulação:Bacharel em Medicina Veterinária