Ações de inserção internacional do Programa de Pós-graduação em Ciência dos Alimentos da UFLA

Professor Eduardo Valério e a estudante Maria Paula

Em mais uma ação voltada à inserção internacional do Programa de Pós-graduação em Ciência dos Alimentos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), o professor Eduardo Valério de Barros Vilas Boas visitou o Instituto Nacional de Pesquisas Agrárias (INRA) e a Universidade de Avignon, na França.

A visita partiu de um convite feito pela professora Catherine Renard, diretora da Unidade de Pesquisas em Segurança e Qualidade de Produtos de Origem Vegetal/INRA. Na ocasião, o professor fez uma apresentação acerca dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da UFLA, enfatizando as linhas de pesquisa em Ciência dos Alimentos. Também foram divulgados os trabalhos do Grupo de Pesquisa em Fisiologia e Bioquímica Pós-colheita de Frutas e Hortaliças.

O professor também visitou a Unidade de Pesquisas em Segurança e Qualidade de Produtos de Origem Vegetal. Foi cogitada a possibilidade de acordos de mútua cooperação entre pesquisadores do INRA, da Universidade de Avignon e o professor Eduardo.

A estudante de graduação em Engenharia de Alimentos Maria Paula Pimenta Vilas Boas, membro do Núcleo de Estudos em Pós-colheita e bolsista de iniciação científica do CNPq, também participou da visita técnica, que foi acompanhada de perto pelo egresso da UFLA e, atualmente, estudante de doutorado da Universidade de Avignon/INRA, Alexandre Arbex de Castro Vilas Boas.

I Congresso Luso Brasileiro de Horticultura

O professor Eduardo e a estudante Maria Paula também aproveitaram a ocasião para apresentar trabalhos no I Congresso Luso Brasileiro de Horticultura, em Lisboa, que contou com a presença de outros professores da UFLA: Luiz Antônio Lima, Patrícia Duarte de Oliveira Paiva e Renato Paiva.

O grupo de pós-colheita da UFLA levou quatro trabalhos ao Congresso, sendo três deles selecionados para apresentação oral (“Potencial Nutricional e Funcional de Frutos de Ocorrência no Cerrado”; “Monitoramento e Predição da Qualidade de Melões Amarelos” e “Potencial Sensorial, Nutricional e Funcional de Diferentes Tipos de Citros”. As agências de fomento à pesquisa Capes, CNPq e Fapemig financiaram os trabalhos apresentados.