Lançamento dos produtos do Projeto ForPDI- instrumentos para fortalecer a gestão estratégica nas instituições federais

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) juntamente com o Núcleo de P&D para Excelência e Transformação do Setor Público da Universidade de Brasília – NEXT/UnB, a Universidade Federal de Alfenas e a startup Progolden (incubada na UFLA), lançou oficialmente os produtos do Projeto ForPDI no IV Encontro do Fórum do ano de 2017, em Poços de Caldas/MG.

O Projeto foi desenvolvido para o Fórum dos Pró-reitores de Planejamento e Orçamento das Universidades Federais, conhecido como Forplad, no período de fevereiro de 2016 a novembro de 2017.

Houve o lançamento do livro “Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI: Um guia de conhecimentos para as Instituições Federais de Ensino”, disponível gratuitamente no sítio www.forpdi.org e também pode ser adquirido na livraria Amazon. A partir de uma pesquisa extensa sobre a prática de planejamento nas IFEs, combinada com desenvolvimento teórico do tema de estratégia no setor público, foi construída uma metodologia específica, com o passo a passo para viabilizar o planejamento e a gestão do plano estratégico nas IFEs.

Os seguintes pesquisadores participaram da autoria: Tomás Dias Sant’ Ana, Paulo Henrique de Souza Bermejo, Lucas Cezar Mendonça, Nathália de Melo Santos, Guilherme Henrique Alves Borges, Wagner Vilas Boas de Souza, Iara Ferreira Pinheiro, Alda Maria Napolitano Sanchez, Luciana Pereira de Souza Bermejo, Marcelo Paiva de Sousa, Everton Leonardo de Almeida e Gustavo Soares Melo.

Além do livro, há um curso on-line para planejamento e gestão estratégica de instituições públicas, com o objetivo de fornecer oportunidade de capacitação para técnicos e gestores públicos, bem como estudantes e interessados nessa temática. São treinamentos on-line, teóricos e práticos, oferecidos gratuitamente pelo Youtube no canal do Projeto ForPDI e também no site www.forpdi.org.

Há ainda uma ferramenta de software open-source para planejamento e gestão estratégica, com uma estrutura flexível para suportar diferentes tipos de planos estratégicos, sendo disponibilizada gratuitamente com código aberto. As instituições públicas interessadas nessa ferramenta podem baixar o código fonte no repositório Github ou então solicitar acesso no endereço www.forpdi.org.

Com informações do NEXT/UnB