Orquestra de Câmara da UFLA e Coral Vozes do Campus emocionam público em apresentação no centro de Lavras

A Igreja do Rosário, construída no século XVIII, foi palco nesse sábado (9/12) das apresentações da Orquestra de Câmara da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e do Coral Vozes do Campus.

Sob regência e direção artística do maestro Daniel Paes de Barros desde maio deste ano, ao longo deste período os músicos e membros do coral realizaram 21 apresentações em diversos lugares como no Museu Bi Moreira  – como parte do projeto “Música no Museu”-, no Salão de Convenções e em entidades como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e o Lar Augusto Silva. De acordo com o maestro, a agenda para 2018 já prevê inclusive exibições em outras cidades.

Com explicação minuciosa do regente nos intervalos, a apresentação desse sábado contou com sete exibições de músicas de câmaras com trios, duetos e solos, onde os músicos mostraram movimentos de  obras de grandes nomes da música clássica como Johann Sebastian Bach, Franz Schubert, Anton Bruckner, Ludwig van Bethoven, Antonio Vivaldi, Friedrich Haendel e outros.  A intenção, de acordo com o maestro, é diversificar: “ O povo adora ouvir o que já conhece, mas nosso desafio é ampliar este repertório, esse semestre foram 42 obras que os músicos nunca haviam tocado e o coro nunca havia cantado, mais da metade ainda desconhecida pelo público. ”

Com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), atualmente a  Orquestra e o Coral conta com 18 integrantes cada, sendo membros da comunidade acadêmica e local. Um deles é o estudante de mestrado Lucas Rocha que encontrou na música um apoio para seguir adiante nos estudos “Aqui na UFLA se não fosse o coral e a orquestra eu teria desistido. Eles são minha válvula de escape, todos os dias no período da noite é quando esqueço todos os problemas e a música é o que me completa hoje. ”

A próxima apresentação da orquestra e do coral será nesta quinta-feira (14), no Salão de Convenções da UFLA, às 19h30, também com entrada franca. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail musica@proec.ufla.br ou telefone (35) 3829-1585.

Coral Vozes do Câmpus e Orquestra de Câmara da UFLA

O Coral Vozes do Campus foi criado em 1982 e é considerado um dos mais antigos da região, e possui um repertorio clássico de música erudita e de música popular brasileira. O grupo é formado por 18 coralistas, entre docentes, servidores e estudantes da UFLA, além de membros da comunidade lavrense.

Já a Orquestra de Câmara da UFLA iniciou suas atividades em 2011 sob a regência do o Maestro Augusto Mário Goulart Pimenta e, desde então, dedica-se ao repertorio clássico e a arranjos exclusivamente escritos para o grupo. Integrada não só pela comunidade acadêmica, mas também por moradores da cidade e região, a orquestra também é composta por 18 músicos.

Confira as fotos da apresentação de sábado (9/12):

Matéria e fotos: Karina Mascarenhas- jornalista, bolsista Dcom/UFLA.