Projeto ultramoderno do Lavrastec é apresentado no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Reunião com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.

Um novo projeto com condições ultramodernas para o funcionamento do Parque Científico e Tecnológico de Lavras – Lavrastec foi apresentado nesta semana ao ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Soares Scolforo, foi acompanhado pelo deputado Federal Diego Andrade, deputado Estadual Fábio Cherem, e prefeito de Lavras José Cherem.

O projeto contempla o fornecimento de equipamentos e serviços de infraestrutura de telecomunicação, rede lógica de dados e datacenter para atender a demanda do Lavrastec. De acordo com o reitor da UFLA, a reunião foi produtiva e o ministro Kassab se comprometeu em ajudar. “Devido à importância do projeto para o Brasil, o ministro designou o presidente do CNPq, professor Mário Neto Borges, para construir a solução do atendimento dos pleitos. Também enfatizou a qualidade da UFLA e disse ter certeza de que o Parque trará grande desenvolvimento a Lavras e região, destacando ainda mais a importância da UFLA para o País”, comenta o reitor.

São três subprojetos: Lógico e Gerenciamento Inteligente de Energia; Infraestrutura de Datacenter, e Infraestrutura de Armazenamento e Processamento de Dados. A execução de todo o projeto permitirá mais sustentabilidade, redução de custos de energia elétrica, monitoramento proativo, aumento da produtividade, entre outros benefícios.

O projeto Lógico e Gerenciamento Inteligente de Energia contempla a aquisição de ativos de rede, bem como o término da infraestrutura de telecomunicação; cabeamento estruturado; networking; pontos de acesso sem fio, câmeras e salas de telecomunicação. O sistema proporciona o monitoramento mais preciso em tempo real, e desliga os equipamentos de redes e computadores durante a noite e fins de semana.

Já a instalação de um Datacenter compreenderá sistemas de energia elétrica de alta disponibilidade; climatização adequada e de alta disponibilidade; iluminação adequada ao ambiente; segurança física e controle de acesso dos ambientes internos; detecção e combate a incêndios; monitoramento e supervisão do ambiente físico; infraestrutura de serviços de engenharia necessários; cabeamento estruturado, e racks padronizados.

Lavrastec

Por fim, no projeto de Infraestrutura de Armazenamento e Processamento de Dados serão disponibilizados quatro servidores com oito cores por processador e 1 TB de memória, instalados com o sistema de virtualização. Com esses servidores será possível ter um melhor desempenho. Cada um poderá hospedar mais de 40 máquinas virtuais. Todo o sistema funcionará com HA (High availability), ou seja, se um equipamento ficar offline, outro assume o seu lugar, até que ele se recupere dos incidentes. Garantindo assim a confiabilidade e integridade dos sistemas.

Todos os novos equipamentos serão utilizados nas dependências dos laboratórios de Engenharia que darão apoio ao Lavrastec de forma a sustentar as futuras empresas no desenvolvimento de protótipos e produtos. Sendo assim, o uso será compartilhado com os cursos de Engenharia da UFLA, possibilitando a expansão de pesquisas, tecnologias e inovações.

O professor Scolforo destaca que a UFLA está alinhada às ações de inovação propostas em nível nacional, estadual e municipal. “Com a implantação do Parque Científico e Tecnológico e dos novos cursos de engenharia busca-se o desenvolvimento da UFLA, do município de Lavras, do Estado e do País, por meio de geração de tecnologias que possam ser transferidas para a sociedade, a qual é responsável pelo financiamento e manutenção das instituições públicas, bem como por meio da formação de um contingente expressivo de engenheiros que poderão dar sustentabilidade ao projeto de crescimento de Minas Gerais e do Brasil”, enfatiza o reitor.