Novo sistema digital para aperfeiçoar o processo de outorga de recursos hídricos será desenvolvido entre UFLA e Sindicato da Indústria Mineral

Assinatura do convênio: diretor executivo da Fundecc, professor Rilke Tadeu Fonseca de Freitas; presidente do Sindiextra, Fernando Coura; reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo.

Com a finalidade de aperfeiçoar o processo de concessão das outorgas do direito de uso dos recursos hídricos em Minas Gerais, por meio da Fundação de Desenvolvimento Cientifico e Cultural (Fundecc), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) consolidou um convênio com o Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra).

O convênio possibilitará o desenvolvimento de um sistema de informação para web e celulares android de acesso público. Sendo assim, qualquer pessoa poderá obter informações sobre outorgas no Estado. Além disso, a nova ferramenta tornará mais eficiente a abertura de novos empreendimentos, pois com o mapeamento disponibilizado por geolocalização, o empresário conseguirá visualizar se aquela área é ideal ou não para o novo negócio.

“Essa plataforma permitirá que um empreendedor que deseja abrir um negócio consiga as informações de forma rápida e tenha online todo o mapeamento das outorgas já existentes”, explica o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo.

A assinatura do convênio ocorreu na sede da FIEMG

O presidente do Sindiextra, Fernando Coura, também comenta a importância da ação. “Essa é uma iniciativa importante, pois mostra o quão relevante é  a união de agentes para o desenvolvimento do segmento. Além disso, demonstra como a universidade, assim como as empresas, tem papel fundamental no fomento à tecnologia,” disse.

O projeto também conta com o apoio das empresas associadas ao Sindiextra: Associação das Mineradoras da Serra Azul (Amisa) representando as empresas ArcelorMittal Mineração Serra Azul S/A, MBL Materiais Básicos Ltda, Mineração Usiminas S/A e Minerita – Minérios Itaúna Ltda; Bemisa – GO4 Participações e Empreendimentos S/A; Ferrous Resources do Brasil S/A e Vale S/A.

Sobre a Fundecc

A Fundecc tem por finalidade apoiar o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão bem como os desenvolvimentos institucionais, científicos e tecnológicos da UFLA, mediante assessoramento à elaboração de projetos e administração dos recursos financeiros auferidos, etc.

É reconhecida como entidade cuja atuação serve de base para que as ideias desenvolvidas na UFLA possam se transformar em projetos com resultados imediatos, produtivos, levando a Universidade além da sua função primordial, a produção de conhecimento e inteligência.

Com a colaboração da Assessoria da Sindiextra