Museu Bi Moreira tem exposição interativa aberta sobre a vida da artista plástica Frida Kahlo

5 de dezembro de 2017, 1:36 pm , com 858 visualizações

No período de férias escolares, o Museu ficará aberto, recebendo vistantes

Até o dia 1º de março, é realizada Museu Bi Moreira a exposição interativa “Brincando com Frida”. Voltada para crianças, mas aberta ao público em geral, a exposição abrange a narração da história da artista plástica mexicana, produção de desenhos e uma reflexão, por meio da produção de autorretratos, com inspiração na vida de Frida Kahlo. A exposição, gratuita, pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14 às 18h.

A exposição nasceu de um projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) Gênero e Sexualidade, desenvolvido em uma escola municipal de Lavras. Nesse projeto, docentes e graduandas de Pedagogia da UFLA buscaram mostrar a interpretação das crianças sobre diferentes obras de Frida Kahlo, referência da arte moderna no século XX. Todo o material exposto no Museu Bi Moreira foi produzido pelos estudantes, o que exprime o protagonismo das crianças nessa iniciativa.

As brincadeiras levam a reflexões sobre as realidades e sentimentos das crianças. A escolha da artista plástica Frida Kahlo foi proposital: “Trouxemos ela principalmente por ser uma mulher, latino-americana. Notamos que há uma identificação entre as crianças e a artista. Também buscamos trabalhar a expressão dos sentimentos”, revela a estudante Letícia Silva, membro do Pibid – Gênero e Sexualidade.

Coordenam esse projeto as professoras do Departamento de Educação: Cláudia Maria Ribeiro, Ellen Gonzaga Lima Souza e Katia Batista Martins. Como idealizadoras, o projeto teve a professora Laís Nogueira (bolsista e professora da rede municipal de ensino de Lavras) e a bolsista Marcela Leal.

As escolas que quiserem agendar visitas com grupos de alunos devem entrar em contato com o Museu, previamente, pelo telefone: (35) 3829-1205. Para a comunidade em geral, não é necessário agendar a visita.

Serviço: Exposição Brincando com Frida

• Local: Museu Bi Moreira (Câmpus Histórico da UFLA)
  • Visitações: até 1º/3/2018, de segunda a sexta-feira
  • Horário: 9h às 12h e 14h às 18h