Congresso Mineiro de Engenharia e Tecnologia e Semana de Engenharia iniciaram nesta segunda-feira

Iniciaram nesta segunda-feira (4/12) o 2º Congresso Mineiro de Engenharia e Tecnologia (Comet) e a 2ª Semana de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A solenidade de abertura ocorreu às 18h30 no Salão de Convenções. O evento ocorrerá até sexta-feira (8/12).

Na ocasião, a presidente do Congresso Mineiro de Engenharia e Tecnologia, professora Giselle Borges Moura, do Departamento de Engenharia (DEG/UFLA), destacou a importância de trabalhar a união das engenharias, com todos os cursos integrados da Universidade.

O chefe do DEG, professor Carlos Eduardo Silva Volpato, também ressaltou que o Comet nasceu já no âmbito das novas engenharias, ABI/UFLA. “A ideia agora é que o Congresso percorra outras universidades a cada dois anos”, relatou. Volpato também salientou que o Departamento de Engenharia está crescendo e possibilitando o ingresso de novos profissionais excelentes para compor o quadro da Universidade.

Também esteve presente na abertura a vice-reitora da UFLA, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho. “Com esses cursos novos conseguimos colocar a UFLA como referência também nas Engenharias. E a transição que está ocorrendo no Departamento de Engenharia está sendo de uma forma fantástica. Recebendo esses professores novos que são geniais”, comentou. Édila também enfatizou sua satisfação como docente e pesquisadora em estar formando profissionais cada vez melhores.

Após os pronunciamentos ocorreu a palestra de abertura do evento com o engenheiro mecânico Carlos Bastos Abraham sobre o “Projeto da Federação Nacional dos Engenheiros”. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Carlos Bastos é presidente da Federação Nacional dos Engenheiros e vice-presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado de Santa Catarina.