Núcleo de Estudos em Eficiência Enérgica estreia na Shell Eco-Marathon

A UFLA marcou presença na segunda edição da Shell Eco-Marathon Brasil, competição nacional de veículos produzidos por instituições de ensino superior e técnico, com foco na eficiência energética. Com o carro NEBolt, o Núcleo de Estudos em Eficiência Energética (NE3) representou a Universidade, competindo com onze equipes da mesma categoria. O evento foi realizado de 6/11 a 9/11, na cidade do Rio de Janeiro.

A estreia da NE3 na competição teve resultados positivos. O protótipo desenvolvido pela equipe, cujo projeto levou mais de um ano para ser realizado, foi um dos seis carros aprovados nas rigorosas inspeções de segurança da equipe técnica do evento, e completou todo o circuito, com 14 voltas na pista, sem apresentar problemas.

De acordo com o técnico em Mecatrônica do Departamento de Engenharia (DEG), Bruno Vicentini, que deu apoio ao grupo NE3 durante a competição, não bastava construir o carro para participar, era necessário ter o mesmo aprovado por uma comissão técnica da Shell para receber a autorização de entrar na pista. “Apesar das diversas adequações solicitadas, algumas delas bem difíceis de serem realizadas nas condições locais, os alunos persistiram e conseguiram realizá-las. Das 16 equipes inscritas na modalidade elétrica, apenas 10 conseguiram aprovar seus carros, estando a equipe NE3 entre elas. Foi uma experiência muito bacana para todos. Espero poder acompanhá-los novamente em 2018”, ressaltou.

Os estudantes esperam, na próxima edição, apresentar um protótipo ainda mais evoluído para conquistar o prêmio, tornando-se a equipe com o carro elétrico mais eficiente do país. O NE3 planeja, ainda, competir com carros em outras categorias.

O professor coordenador do NE3, Danton Diego Ferreira, parabenizou a equipe e elogiou a dedicação dos estudantes, técnicos e professores que contribuíram com o projeto. “O NE3 brilhou em sua estreia na competição. Isso se deve, em especial, ao esforço dos alunos membros do núcleo, que trabalharam duro e de forma independente na tentativa de participar da competição com êxito. O resultado mostra a maturidade e dedicação dos alunos do DEG, buscando vencer fronteiras”, enfatizou.

Sobre o NE3

Criado em 2013, o grupo é formado por alunos de diversas engenharias da UFLA, recebendo inscrições semestrais em seu processo seletivo. O Núcleo foca seus estudos no setor de eficiência energética e propõe disseminar a consciência da importância da mesma na sociedade atual. Os membros também são responsáveis por pesquisar, projetar, construir, reparar e melhorar um veículo elétrico, respeitando rigorosas regras de segurança e sempre almejando torná-lo o mais eficiente possível.

Saiba mais sobre o NE3 pelas redes sociais.