I Congresso de Formação de Professoras e Professores foi realizado na UFLA

Com o objetivo de compartilhar vivências e experiências da Educação Básica e Superior,  foi realizado durante essa semana na Universidade Federal de Lavras (UFLA) o I Congresso de Formação de Professoras e Professores. O evento contou com minicursos e palestras de diversas áreas, e ainda com apresentações de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes que fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e atividades culturais.

A coordenadora do programa na UFLA, professora Jacqueline Magalhães Alves, do Departamento de Educação (DED/UFLA), afirma que promover esse congresso foi uma forma de divulgar  o Pibid e outros programas à comunidade “Essa semana é realizado na UFLA, o CIUFLA, o CONEX e o Congresso de Pós-Graduação e nós sempre participamos apresentado trabalhos, então resolvemos fazer esse evento com a expectativa que os próximos tenham uma abrangência maior das licenciaturas e pós graduação na área de ensino e educação e todos os projetos que estão relacionados, mas no geral o balanço foi bem positivo, ” explica.

O Pibid teve início na universidade em 2009 e hoje conta com 10 projetos, sendo oito licenciaturas, presenciais e a distância dos cursos de Química, Física, Ciências Biológicas, Matemática, Educação Física, Letras, e Filosofia. Atualmente cerca de 222 estudantes destas licenciaturas recebem bolsas do programa e desenvolvem projetos em escolas públicas de Lavras.

Para a professora Josefina Aparecida de Souza, um das coordenadoras do Pibid de Química, é importante com eventos assim envolver estudantes da iniciação à docência, da pós-graduação e professores como forma de se identificarem como um todo na sua formação, não só como Pibid, mas também como parte da universidade na qual estão inseridos .

Texto: Karina Mascarenhas, jornalista- bolsista Dcom/Fapemig.