UFLA inicia congressos de Iniciação Científica (CIUFLA), de Extensão (CONEX) e de Pós-Graduação

Com o tema “Inovação Tecnológica na Universidade”, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) iniciou hoje (27/11), o 30° Congresso de Iniciação Científica (CIUFLA), o 12º Congresso de Extensão (CONEX) e o 26° Congresso de Pós-Graduação. A abertura no Salão de Convenções da Universidade contou com a presença da vice-reitora, professora Èdila Vilela de Resende Von Pinho, do pró-reitor de Extensão e Cultura, professor João José Granate de Sá e Melo Marques; do pró-reitor de Pós-Graduação, professor Rafael Pio, do pró-reitor de Pesquisa, professor Teodorico de Castro Ramalho e do diretor executivo da Fundecc, professor Rilke Tadeu Fonseca de Freitas.

Em seu pronunciamento, a vice-reitora falou da importância da universidade desenvolver tecnologias para atender a demanda da sociedade “A UFLA desde sua criação é uma instituição inovadora, nós investimos em cursos novos visando a inovação. Como instituição pública, temos o dever de retribuir para a sociedade que nos financia, produtos que sejam do interesse social.”

O pró-reitor de Pesquisa, professor Teodorico de Castro Ramalho, explanou sobre como inovar em tempos difíceis tem sido um desafio, por isso são importantes as parcerias com os empreendedores, uma prática já comum em países como o Japão, Coreia do Sul e a Alemanha. “ A expectativa é de que com o final desse congresso que junta universidade e iniciativa privada, os docentes possam estar mais esclarecidos sobre a importância de inovar, que os pós-graduandos e graduandos ao final não pensem só em fazer concurso público, mas também em empreender, em abrir seus negócios e suas empresas. E que o jurídico viabilize acordos para que iniciativa privada e universidade continuem conversando. ”

Professor João José Granate de Sá e Melo Marques, pró-reitor de Extensão e Cultura, lembra que nestes tempos de crises e de escassez de recursos, a extensão ganha prioridade “Neste momento é que a universidade se sente desafiada e chamada a mostrar para a sociedade que a mantém, o quanto a extensão é relevante e o quanto as universidades podem contribuir para o bem-estar de todos.” O professor também agradeceu a Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) pelo apoio aos programas de extensão. Durante a semana, no CONEX serão apresentados cerca de 500 projetos de extensão que são desenvolvidos na UFLA.

Com apoio da coordenação e secretaria dos 35 programas de Pós-Graduação da UFLA, e da Associação da Pós-Graduação (APG), este ano, o Congresso de Pós-graduação chega a sua a 26ª edição. Para o pró-reitor, professor Rafael Pio, o evento é uma grande oportunidade para formação dos estudantes da pós-graduação e também da graduação, além de servir de treinamento na apresentação dos trabalhos. Ele reforçou a relevância da parceria entre a UFLA e instituições privadas “O grande passo é estreitar os relacionamentos com as empresas, a partir do momento que a UFLA começa a colocar seus estudantes de mestrados e doutorados nessas empresas para fazer a sua qualificação, vamos caminhando para aumentar a inserção de nossos alunos no mercado de trabalho”.

A palestra sobre o “Marco Legal da Ciência e Tecnologia de Inovação” do professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), de Ilhéus na Bahia deu continuidade a programação dos eventos.

Para atender a todo público que se inscreveu para os congressos, assim como a abertura, as palestras ao longo desta semana serão transmitidas de forma simultânea nos Anfiteatros dos Departamento de Biologia, Agricultura e de Ciência da Computação.

Texto: Karina Mascarenhas, jornalista- bolsista Dcom/Fapemig.