UFLA na Mídia: pesquisas sobre óleos e extratos vegetais como novos larvicidas naturais são destaques em Revista

A última edição da Revista Ecológico, publicada em outubro, destaca as pesquisas que têm sido desenvolvidas pelo Laboratório de Óleos Essenciais do Departamento de Química da Universidade Federal de Lavras (DQI/UFLA), sob a coordenação da professora Maria das Graças Cardoso.

A reportagem intitulada Suprassumos Naturais, fala sobre a produção de óleos essenciais no Brasil e como pesquisas da UFLA prevê seu uso no desenvolvimento de novos larvicidas naturais. Em sua entrevista, a professora Maria das Graças fala sobre as parcerias entre os departamentos da universidade para elaboração dos estudos, com destaque para a atual colaboração com pesquisadores da Fiocruz e da Universidade Federal de Alfenas, para o desenvolvimento de estudos sobre a ação desses óleos sobre o Trypanosoma cruzi (parasita da Doença de Chagas).

Os óleos essenciais são usados na culinária, na fabricação de medicamentos fitoterápicos, em cosméticos e na agricultura. De acordo com a revista, dados da Associação Brasileira da Indústria de Óleos Essenciais, Produtos Químicos Aromáticos, Fragrâncias, Aromas e Afins (Abifra), mostram que atualmente 42 empresas fornecem insumos para as cadeias produtoras de cosméticos, saneantes, alimentos e bebidas.

Confira aqui a reportagem na íntegra.

Karina Mascarenhas- jornalista, bolsista Dcom/Fapemig.

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – Fapemig.