IV Simpósio do Agronegócio Brasileiro está sendo realizado na UFLA

Entre os dias 21 e 23/11 está sendo realizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA) o IV Simpósio do Agronegócio Brasileiro. Organizado pelo Terra Júnior – Consultoria Agropecuária, empresa júnior da Universidade, o simpósio tem como objetivo ampliar a visão do cenário atual e futuro no setor agrário, pecuário e florestal, abrangendo diversas áreas do conhecimento, como gestão rural, integração lavoura – pecuária – floresta, importância do setor produtivo, dentre outras temáticas. Além das palestras, são ofertados minicursos que incluem temas como crédito rural, até o uso de drones na agricultura.

Na cerimônia de abertura, realizada nessa terça-feira (21), estiveram presentes a vice-reitora da UFLA, professora Édila Vilela de Rezende Von Pinho, o reitor de Extensão e Cultura, professor João José Granate Sá e Mello, o coordenador da Terra Júnior, professor Renzo Garcia Von Pinho e o presidente da Terra Júnior, Gabriel Lacava.

A professora Édila ressaltou a referência da Universidade no setor de ciências agrárias e dedicou esse mérito da Instituição aos professores e estudantes que dedicam seu tempo e esforço nas pesquisas. “A UFLA tem contribuído muito para o crescimento do agronegócio, mesmo que isso nem sempre seja mensurado”, afirmou. Édila também mencionou os trabalhos realizados pelo professor aposentado Alfredo Scheid Lopes, também presente no simpósio.

O professor Alfredo realizou grandes pesquisas referentes ao solo brasileiro e contribuiu de forma significativa na aplicação da agricultura no cerrado brasileiro. Seus trabalhos são disponibilizados no site www.alfredao.com.br

Na primeira palestra do simpósio, Fernando Rati explanou sobre o cenário do algodão no Brasil e as perspectivas de mercado das principais culturas agrícolas e pecuárias nos anos 2017/2018. Fernando é ex-aluno de graduação e pós-graduação da UFLA e hoje atua como gestor de Sustentabilidade e Banco de Dados Algodão do Brasil na Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).

A programação desta quinta-feira (23) inclui minicursos sobre crédito e gestão rural, marketing estratégico no agronegócio, seleção genômica em bovinos de corte, experiências e superações no mercado de trabalho agrícola, uso de drone na agricultura, implantação de lavoura cafeeira e tecnologias na aplicação de defensivos agrícolas. Mais informações no site da Terra Júnior.

Panmela Oliveira – comunicadora e bolsista Dcom/Fapemig