UFLA na Comunidade: projeto promove a prevenção da obesidade e diabetes tipo 2 em crianças de Lavras

O Núcleo de Estudos em Obesidade e Diabetes da Universidade Federal de Lavras (Neodia/UFLA) iniciou neste mês, as atividades do projeto de extensão “PENSAR” na Escola Estadual Azarias Ribeiro, no bairro Cruzeiro do Sul, em Lavras.

O projeto realiza atividades semanais preparadas por estudantes e professores do Neodia para crianças entre 6 e 8 anos. O objetivo principal é propor uma mudança no estilo de vida dos alunos, para prevenir a diabetes e a obesidade e suas complicações. Além disso, o projeto vai analisar o conhecimento das crianças sobre os temas propostos com intenção de dimensionar a perspectiva delas em relação a essas doenças, e assim promover a educação em saúde.

A ideia do projeto partiu do crescente e preocupante aumento da prevalência dessas doenças na população mundial e em particular no Brasil. Dados recentes indicam que mais da metade da população brasileira está com excesso de peso. Além disso, segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF) , no Brasil há cerca de 14 milhões de adultos com diabetes.

Por isso, é necessário um trabalho urgente de prevenção e conscientização da população para evitar os eventuais riscos à saúde, associados ao excesso de peso e à hiperglicemia. Como a  prevenção passa por hábitos saudáveis, como alimentação e prática de atividades físicas, a educação em saúde desde os primeiros anos de vida pode consolidar tais atitudes, e ainda influenciar o comportamento de todo o núcleo familiar.

A intenção do Neodia é de que o projeto se consolide e possa ser executado de maneira contínua em outras escolas da cidade.

Karina Mascarenhas, jornalista- bolsista Dcom/UFLA.