UFLA na comunidade: projeto sobre empreendedorismo estimula o debate e a resolução de problemas nas escolas de Lavras

O projeto de extensão “Empreendedorismo nas Escolas”, do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA) é coordenado pela professora Daniella Meirelles, composto por docentes, estudantes de graduação, pós-graduação e do projeto BIC Júnior.

Com início em abril de 2015, o projeto atendia apenas algumas escolas, mas hoje ele já abrange todas as escolas municipais de Lavras, incluindo rurais, além das escolas particulares Fadminas e Colégio Nossa Senhora de Lourdes, bem como a Escola Estadual Firmino Costa. Ao todo, 16 escolas foram beneficiadas pelo projeto e 536 estudantes foram contemplados.

O projeto tem como principal objetivo levar o tema de empreendedorismo para estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental, promovendo uma visão sobre o papel que os mesmos devem exercer na sociedade, mediante cidadania ativa e participativa, levando a uma discussão do empreendedorismo social.

A abordagem utilizada nas visitas são feitas de duas formas: primeiro são ministradas palestras com o tema “empreendedorismo e participação social”, onde são apresentados conceitos importantes e desconhecidos para os estudantes, tais como: a distinção entre o que é setor público e privado; participação social; quais os canais de participação existentes; empreendedorismo social e elementos de um perfil empreendedor. Além disso, são distribuídas cartilhas para que o conteúdo seja melhor absorvido. As cartilhas, que já estão em sua quarta versão, são sempre atualizadas pela equipe, tornando-as mais didáticas e atrativas.

No segundo momento, os estudantes são separados em pequenos grupos para responder alguns questionamentos baseados no conteúdo apresentado. Essa dinâmica tem como objetivo demonstrar que problemas do cotidiano podem ser resolvidos a partir de ações empreendedoras. Ao final, há entrega de um questionário no qual os estudantes informam seus dados (idade e sexo) e podem expressar suas opiniões quanto ao projeto.

Resultado da pesquisa

Os dados obtidos, por meio dos questionários, são tabulados em um software estatístico de pesquisas, para facilitar seu gerenciamento e auxiliar na análise descritiva. De acordo com o coletado, há predominância de estudantes maiores de 14 anos, compreendendo 39,8% do total. Em relação ao sexo, a maioria é do sexo feminino, sendo um total de 51,7%.

Na pesquisa sobre opinião dos estudantes, diante da forma como o conteúdo é explorado, 62,1% consideram excelente, 34% consideraram bom, 2,1% responderam regular, 0,6% ruim, 0,4% excelente e bom e 0,9% não responderam. Por fim, quanto à dinâmica utilizada, 58% consideraram excelente e em relação à cartilha distribuída, 55,4% consideraram também excelente.

Relembre a trajetória do projeto

UFLA na Comunidade: Projeto leva o tema de empreendedorismo às escolas de Lavras

UFLA na Comunidade: projeto Empreendedorismo na Escola atende mais duas escolas de Lavras

Empreendedorismo na Escola: propondo soluções

Mayara Toyama- estagiária Dcom/UFLA.