Concurso de fotografia internacional Wiki Ciência 2017

O Grupo de Usuários da Comunidade Wikimedia no Brasil lançou o concurso de fotografia internacional Wiki Ciência 2017.  Com o objetivo de fomentar a criação e distribuição de imagens sobre a ciência, a competição será realizada em dois níveis: uma competição local em cada país participante e uma competição internacional entre os melhores de cada país.

Os participantes deverão fotografar e enviar imagens relacionadas à ciência para a Wikimedia Commons sob uma licença livre em cinco categorias distintas: Pessoas na Ciência; Imagens Microscópicas; Vídeos e Animações; Galeria de Imagens e Categoria Geral.

Para participar é necessário que o participante tenha uma conta na Wikimedia. O concurso acontece durante todo o mês de novembro e somente as fotos enviadas neste período serão analisadas na competição. Quaisquer pessoas podem participar, sendo ilimitado o número de imagens enviadas por participante. Para que a foto seja considerada científica deverá conter uma descrição concreta adequada, com informações sobre o que é apresentado na imagem, local e método.

O Wiki Ciência foi idealizado na Estônia em 2006 e esta é a primeira vez que o concurso é realizado no mundo todo. A competição foi desenvolvida na Wikimedia por se tratar de uma plataforma de livre acesso, ativa e dedicada a coletar e compartilhar conteúdo educacional para todos. A Wikipédia e outros projetos Wikimedia se caracterizam como uma plataforma para divulgação da ciência e fotografias em específico.

Mais informações podem ser obtidas no site da Wiki Ciência 2017.

Luciana Tereza – estagiária Dcom/UFLA, com informações retiradas do site do Wikimedia no Brasil.