Reunião na UFLA discute mudanças na avaliação dos programas de pós-graduação da Capes



10 de novembro de 2017, 5:50 pm , com 910 visualizações

Em uma reunião na manhã desta sexta-feira (10/11) na UFLA, o Coordenador da área de Ciências Agrárias da Capes, professor Luiz Carlos Federizzi, juntamente com o Pró-Reitor de Pós Graduação (PRP), professor Rafael Pio, falou sobre as recentes  mudanças que ocorreram  na Avaliação Quadrienal dos programas de pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Professores e secretárias da área de Ciências Agrárias I participaram do encontro, quando puderam esclarecer dúvidas sobre a Plataforma Sucupira, utilizada pela primeira vez como fonte de dados. De acordo com professor Federizzi, com a ajuda desta tecnologia, a  avaliação dos programas de Pós Graduação foi facilitada As áreas da CAPES  gastavam muito tempo nas outras  avaliações. Agora, o avaliador tem tempo para entrar na plataforma Sucupira e ler todas as informações do programa, principalmente a proposta, o planejamento para o futuro, o equilíbrio do número de projetos, a produção intelectual, defesas e  dimensão do corpo docente entre as linhas de pesquisa e áreas de concentração do programa, bem como a aderência das publicações em relação a linha de pesquisa, e a área de ciências agrárias 1 e a formação discente, principalmente pelas disciplinas ofertadas .”

A mudança implementada trouxe uma análise qualitativa dos programas, como explica o pró-reitor Rafael Pio “Os dados são carregados na plataforma Sucupira. Com isso, a produção intelectual que no passado tinha que ser quantificada pelos avaliadores, agora chega pronta. Assim, os programas e os consultores têm tempo para avaliar a qualidade do programa e a evolução que teve ao longo dos quatro anos.”

Os critérios de avaliação dos programas consideram cinco quesitos: proposta do programa, corpo docente, corpo discente, produção intelectual e inserção social. Outra mudança na avaliação da Capes foi o período de avaliação, que antes era realizado a cada 3 anos, passou a abranger quatro anos.

Avaliação Quadrienal 2017

A Avaliação Quadrienal 2017 apontou um crescimento de 25% da pós- graduação brasileira nos últimos quatro anos. Na Universidade Federal de Lavras (UFLA), o número de programas 6 e 7, que recebe o auxílio Proex, aumentou. Além disso, dois programas conseguiram a nota máxima 7 nesta avaliação. O pró-reitor comenta os resultados: “De uma forma geral os cursos da UFLA foram bem avaliados. Já estamos trabalhando desde o dia em que saiu o resultado, pensando na avaliação em 2021. Afinal, o quadriênio já começou.”

Texto e fotos – Karina Mascarenhas, jornalista bolsista Dcom/Fapemig

Página Eventos UFLA no Facebook

Diretrizes de Comunicação da UFLA

Notícias por data

novembro 2017
S T Q Q S S D
« out    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Arquivo