Resultado da seleção para o Conselho PopularizaCiência

A Diretoria de Comunicação (DCOM) e a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) tornam público o resultado do edital de seleção para integrar o Conselho Consultivo das Ações de Popularização da Ciência (Conselho PopularizaCiência), que deverá atuar com a Coordenadoria de Divulgação Científica da DCOM na seleção de pesquisas a serem divulgadas por meios de comunicação institucionais e em outras ações voltadas à popularização da ciência.

Professores representantes de cada uma das grandes áreas do conhecimento definidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a saber: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes;

Ciências Exatas e da Terra – Karen Luz Burgoa Rosso.

Ciências Biológicas – Alessandra Angélica de Pádua Bueno.

Engenharias – Juliano Elvis de Oliveira.

Ciências da Saúde – Joziana Muniz de Paiva Barçante.

Ciências Agrárias – Luiz Roberto Guimarães.

Ciências Sociais Aplicadas (Direito, Administração e Computação)- Ana Paula Piovesan Melchiori.

Ciências Humanas (Educação e Filosofia)- Marcelo Sevaybricker Moreira.

Linguística, Letras e Artes – Elaine das Graças Frade.

Representantes dos estudantes de pós-graduação:

Cássio Alencar Nunes, doutorando em Ecologia Aplicada.

Clara Mariana Gonçalves Lima, mestranda em Ciências dos Alimentos (Suplente).

Demais representantes:

Pró-Reitoria de Pesquisa: professor Sergio Scherrer Thomasi.

Pró-Reitoria de Pós-Graduação: pró-reitor, professor Rafael Pio.

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura: pró-reitor, professor João José Granate de Sá e Melo Marques.

Pelos integrantes das equipes de projetos ativos de autoria da DCOM/UFLA relacionados à popularização da ciência.

Atribuições

O Conselho PopularizaCiência terá a finalidade de propor e avaliar conteúdos e eventos que objetivem o compartilhamento com a sociedade – por meio de veículos de comunicação gerenciados pela DCOM – do saber gerado por pesquisas desenvolvidas na UFLA (especificamente “popularização da ciência”). A atuação poderá abranger, ainda, os programas a serem desenvolvidos pela Rádio Universitária e pela TVU Lavras.

Os membros do Conselho deverão reunir-se ordinariamente a cada dois meses, para apresentação de sugestões de divulgação e avaliação dos conteúdos já divulgados nos veículos de comunicação gerenciados pela DCOM, ou sempre que convocados.

Por meio de comunicações a serem feitas por meio de aplicativos virtuais de trocas de mensagens, os conselheiros deverão opinar sobre conteúdos cuja produção esteja em andamento.