Estudantes da UFLA são contemplados com o Prêmio Técnico Científico Instituto Oswaldo Gessulli

10 de novembro de 2017, 10:58 am , com 368 visualizações

Estudantes do Departamento de Zootecnia (DZO) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), orientados pelo professor Antônio Gilberto Bertechini, foram contemplados com o Prêmio Técnico Científico Instituto Oswaldo Gessulli (IOG) pelo trabalho apresentado no Avesui – Feira da Indústria Latino-Americana de Aves e Suínos, que aconteceu em Florianópolis neste ano.

O estudo realizado “Utilização de protease em ração de poedeiras comerciais” foi publicado na íntegra pela Revista Avicultura Industrial, edição 1270. Participaram da pesquisa os estudantes: Pamella Godinho Gutierres, Fabiana Figueiredo Maciel, Andressa Carla de Carvalho, Luís Filipe Villas-Bôas de Freitas, e Robert Talles da Costa Castro. Todos integrantes do Núcleo de Estudos em Ciência e Tecnologia Avícola (NECTA).

Foi realizado um experimento utilizando 360 galinhas poedeiras Hy-Line W-36, com 40 semanas de idade. Foram cinco tratamentos e seis repetições de 12 aves cada. A protease que foi utilizada no estudo é produto da fermentação de Aspergillus niger e Bacillus subitilis. Foram avaliados dois períodos de 21 dias cada.

Durante o experimento o desempenho das aves foi calculado em função da variação do peso corporal, viabilidade, produção de ovos, consumo de ração e a conversão alimentar por quilo de ovos e por dúzia. Para qualidade de ovos foi avaliado espessura da casca e o peso específico.

O estudo concluiu que a protease utilizada durante o experimento melhorou o desempenho das poedeiras comerciais na fase de produção. Já a qualidade dos ovos não foi influenciada pelo uso da protease.

Acesse aqui o estudo completo

Página Eventos UFLA no Facebook

Diretrizes de Comunicação da UFLA