Equipe de Atletismo da UFLA conquista pódio nos Jogos Universitários Brasileiros



25 de outubro de 2017, 7:36 pm , com 890 visualizações

A equipe de atletas do Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (Cria Lavras) alcançou o pódio, pela primeira vez, nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). O torneio foi disputado no último fim de semana, no Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia (GO), por 43 instituições marcando pontos entre os homens e 30 entre as mulheres. No resultado final, com o somatório de pontos por equipe, a UFLA alcançou, respectivamente, 2º e 3º lugares nas disputas feminina e masculina.  

Além disso, os atletas do projeto conquistaram o ouro na prova masculina 4 x 400 metros e nas provas femininas de 5000 metros (Hellen Cristina Trindade Ferreira), 100 metros com barreiras (Camila Paulino Paiva), Triplo (Pamela Aparecida André) e Heptatlo (Ingrid Ellen).

De acordo com o treinador da equipe de atletismo do Cria Lavras e professor do Departamento de Educação Física (DEF/UFLA), Fernando de Oliveira, o resultado superou expectativas. “Tínhamos a previsão de ficar entre as cinco melhores equipes. Fomos além. Somos a única universidade pública a alcançar esse êxito, de subir ao pódio nos dois gêneros em uma competição universitária desse nível”, explicou.

O reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, esteve com os atletas na tarde de terça-feira (24/10) e os parabenizou pelo desempenho. “O Cria Lavras é um projeto que tem dado excelentes resultados ao longo desses dez anos. Isso se deve à dedicação de toda a equipe, tanto de coordenação e treinamento, quanto dos próprios atletas, que encontraram no esporte uma motivação profissional e de vida. Temos muito orgulho de vê-los alcançando sucesso nas competições e também na vida universitária”, ressaltou o reitor.

O projeto

O Cria Lavras é uma atividade de extensão da Universidade Federal de Lavras (UFLA) em parceria com a Prefeitura Municipal desde 2007. Foi desenvolvido para, por meio do esporte, aproximar crianças e jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica da universidade, para que se sintam incentivados a ingressar no ambiente acadêmico.  

De segunda a sexta, das 15h às 18h, e aos sábados, das 9h às 11h, os atletas treinam na Pista de Atletismo de Alto Rendimento ou no Ginásio Poliesportivo da UFLA. Alguns deles participam da iniciativa desde infância, e são hoje alunos da Universidade.

Esse é o caso do graduando em Educação Física, Pedro Oliveira, que se interessou pelo esporte aos 11 anos e inspirou o pai, Fernando, a idealizar o projeto. “Lembro de estar assistindo à final dos 100 metros do atletismo nas Olimpíadas de 2008 e descobrir que era isso o que queria fazer, ser atleta de verdade. E o Cria Lavras nasceu, com mais três crianças participantes. Fazíamos outros esportes, mas o atletismo foi ganhando força, agregando mais pessoas, até alcançarmos um estado de profissionalismo: já fomos campeões brasileiros, temos atletas rankiados entre os melhores do país, da América Latina e até do mundo, e podemos treinar em uma pista de nível internacional aqui na UFLA”, contou.   

Sobre o resultado no JUBs, o atleta revelou: “foi a consagração de um sonho, quando reunimos o fator educacional, de que alguns atletas já estão na universidade, a um alto rendimento esportivo em competições. É um resultado bem gratificante”, concluiu.

Com informações da Confederação Brasileira de Atletismo.

Confira as fotos da equipe Cria Lavras:

 

Página Eventos UFLA no Facebook

Diretrizes de Comunicação da UFLA

Notícias por data

outubro 2017
S T Q Q S S D
« set   nov »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Arquivo