Estudantes da UFLA recebem premiação em congresso de Medicina Veterinária

Três estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras (DMV/UFLA), receberam a premiação pelo segundo melhor Trabalho Científico durante o III Congresso Internacional de Medicina Veterinária. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Veterinária (IBVET), o evento foi realizado nos dias 22 e 23 de setembro na cidade de Atibaia, em São Paulo.

O trabalho denominado “Disfunção sistólica por parvovírus em cães: uma avaliação pela ecocardiografia feature tracking” trouxe resultados inovadores sobre a função cardíaca em cães naturalmente infectados pelo parvovírus. Com a autoria dos estudantes Claudine Botelho de Abreu, Luiz Eduardo Duarte de Oliveira e Mariana de Resende Coelho, o trabalho possui orientação da professora Ruthnéa Aparecida Lázaro Muzzi com colaboração dos professores Elaine Maria Seles Dorneles e Christian Hirsch do DMV.

A parvovirose canina é uma gastroenterite hemorrágica com alta taxa de letalidade.  Realizado no Hospital Veterinário da UFLA, o estudo foi feito mediante uma técnica ecocardiográfica moderna – o feature tracking imaging bidimensional -, em que foi observado que o vírus causa disfunção sistólica em cães. Esse método apresentou maior sensibilidade que as técnicas ecocardiográficas convencionais, identificando de forma precoce a  alteração na função cardíaca em cães com parvovirose. A partir desses resultados, o médico veterinário poderá intervir de maneira a retardar a disfunção miocárdica, conferindo melhor qualidade de vida aos cães acometidos por parvovírus.

Luciana Tereza- estagiária Dcom/UFLA.

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – Fapemig.