Professor da UFLA recebe o Prêmio Linda Caldas por contribuição científica na área de Cultura de Tecidos de Plantas

Entrega do prêmio feito por Claudia Ulisses de Carvalho Silva, presidente da ABCTP.

A Associação Brasileira de Cultura de Tecidos de Plantas (ABCTP) homenageou o professor Renato Paiva, do Departamento de Biologia (DBI) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), com o “Prêmio Linda Caldas”, outorgado ao pesquisador que tem se destacado ao longo de sua carreira no desenvolvimento de pesquisas na área de Cultura de Tecidos de Plantas no Brasil.

A premiação ocorreu durante a abertura do 21º Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais e 8º Congresso Brasileiro de Cultura de Tecidos de Plantas, realizado em Bonito, Mato Grosso do Sul. “Foi uma surpresa para mim. Estava presente na solenidade de abertura, quando anunciaram o ganhador do prêmio. É uma satisfação, pois esse prêmio é concedido a cada dois anos a apenas um pesquisador”, comenta o professor.

Abertura do evento com a presença da professora Patrícia Duarte de Oliveira Paiva (UFLA), presidente da Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais.

Para o professor Renato é a concretização de uma vida de pesquisa e carreira acadêmica. “A sensação é de dever cumprido, pois é uma honra receber um prêmio tão importante em reconhecimento ao trabalho realizado e diante  da comunidade científica nacional”, destaca.

O prêmio foi entregue pela presidente da Diretoria Executiva da ABCTP, com os seguintes dizeres: “A Associação Brasileira de Cultura de Tecidos de Plantas (ABCTP) tem a honra de outorgar ao Prof. Dr. Renato Paiva a presente distinção pela reconhecida contribuição científica na área de Cultura de Tecidos de Plantas e pelos relevantes trabalhos prestados junto a ABCTP”.

Renato Paiva

Possui graduação em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura de Lavras, mestrado pela Mississippi State University, Estados Unidos e doutorado pela University of Illinois at Urbana-Champaign, Estados Unidos.

Atualmente é professor titular do Departamento de Biologia da UFLA, na especialidade de Fisiologia Vegetal atuando em cursos de graduação em Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia Florestal e Zootecnia e no Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal, com atividades de docência, pesquisa e extensão nas áreas de micropropagação e conservação in vitro de frutíferas nativas e plantas ornamentais.

O professor Renato já orientou dezenas de alunos de doutorado, mestrado e de iniciação científica cujas pesquisas resultaram em mais de 170 artigos publicados em revistas científicas, com apresentações em eventos nacionais e internacionais. O professor é também autor de livros na área de Fisiologia Vegetal.

Professores Renato e Patrícia Paiva com os estudantes da UFLA que participaram do evento: Laboratório de Cultura de Tecidos de Plantas, Setor de Fisiologia Vegetal e Setor de Floricultura e Paisagismo.