Pró-Reitoria de Pós-Graduação realizou aula inaugural na UFLA para os ingressantes 2017/2



3 de outubro de 2017, 3:38 pm , com 721 visualizações

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizou na tarde da última quinta-feira (28/9) uma aula inaugural proferida pelo pró-reitor de Pós-Graduação, professor Rafael Pio. Na ocasião, foi demonstrado aos professores os locais onde se inserem os principais regulamentos e portarias, bem como o regulamento geral da Pós-Graduação, com ênfase na importância de os discentes conhecerem os regulamentos e vigências, que constam informações necessárias. Foram apresentados os programas acadêmicos e profissionais da UFLA, a evolução das notas e o mecanismo de avaliação dos programas pela Capes – no caso, a avaliação quadrienal.

O professor destacou a importância da escolha das disciplinas a serem cursadas, que devem possuir afinidade com o tema de dissertação ou tese, a necessidade da leitura científica e a participação em eventos extraclasse. Segundo o pró-reitor, “A formação discente é o principal foco da pós-graduação; os mesmos devem estar preparados para o mercado de trabalho e por isso precisam se preocupar em maximizar o tempo demandando para o curso, seja o mestrado, seja o doutorado”.

Outro ponto bastante ressaltado foi a produção científica. Segundo o professor Rafael Pio, os docentes devem estar atentos em produzir artigos científicos passíveis de serem publicados em periódicos internacionais com elevado impacto (JCR).

Além disso, enfatizou que a nota de avaliação dos Programas é constituída pelos seguintes pesos: 20% do corpo docente; 30% do corpo discente; 40% de produção intelectual; e 10% de critérios adicionais, evidenciando que são os próprios estudantes responsáveis por importante parcela dessa avaliação. “Os discentes devem ter a audácia de melhorar as suas investigações, pois são responsáveis pela produção intelectual e critérios adicionais, pesando 70% na nota do programa”. Ao final, Rafael Pio explicou que é necessário ter dedicação, seriedade, atenção e principalmente responsabilidade para desenvolver um bom trabalho na Instituição.

Rhuane Jackeline – bolsista Dcom/Proat/PRPG

 

Página Eventos UFLA no Facebook

Diretrizes de Comunicação da UFLA

Notícias por data

outubro 2017
S T Q Q S S D
« set   nov »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Arquivo