Autores das áreas de Educação e Ciências Humanas se encontram na UFLA para apresentarem suas obras

O 1º Encontro de Autores das áreas de Educação e Ciências Humanas foi realizado na Livraria da Universidade Federal de Lavras (UFLA) nessa segunda-feira (2/10). O evento teve como objetivo reunir publicações de professores e técnicos administrativos e aproximá-los entre si e entre os estudantes.

Estavam presentes o pró-reitor de Pesquisa, professor Teodorico de Castro Ramalho, o diretor da Editora UFLA, professor Marco Aurélio Carbone Carneiro e diversos autores da área, que apresentaram suas obras para o público presente.

A autora Ana Cristina Corrêa de Oliveira, do Rio de Janeiro, abriu a sessão de apresentação dos livros com sua obra “O Voo da Borboleta Azul – pensamentos e poesias II”. Ela afirma que o livro é voltado para leitores sensíveis que possam enxergar além do que está escrito: “a poesia é diferente, ela atinge o leitor de outra forma, com uma linguagem simples e poética. A partir do momento que você a compartilha, atinge outras pessoas que se identificam com você”, ressalta.

O técnico de Tecnologia da Informação da UFLA Anderson Laudelino Pereira apresentou sua coleção de cartuns intitulados “Cartoonzine”. O autor utiliza de uma linguagem descontraída para retratar assuntos sérios, como a dengue e a gripe H1N1, por exemplo. “A intenção é levar educação com viés de humor”, afirma.

Os livros “Gestão Pedagógica e Qualificação do Trabalho Docente” e “Mapa da Gestão Pedagógica” são de autoria dos professores do Departamento de Educação (DED) Celso Vallin, Carlos Betlinski e Vanderlei Barbosa. Essas obras são resultado de anos de pesquisa em escolas públicas de Lavras e fornecem aos professores sugestões e questionamentos referentes à gestão pedagógica.

O livro “Práticas e Perspectivas de Democracia na Gestão Educacional”, do professor Carlos Betlinski, retrata questões sobre a filosofia da educação, currículo e gestão pedagógica.

O servidor técnico do Departamento de Fitopatologia (DFP) Cleber Maximiliano apresentou suas obras de poesia intituladas “Curta-Poetagem” e “De Mãos Dadas”. Ele menciona que, ao encontrar poemas antigos de sua autoria, ainda datilografados, o faz refletir que “a poesia é uma forma de guardar as emoções, uma maneira de manter as recordações ao longo do tempo, pois, a magia da poesia não tem tempo, pertence ao passado e, ao mesmo tempo, ao futuro”.

O livro “Produção de Textos: teoria e prática”, organizado pelos autores Helena Maria Ferreira, Jaciluz Dias Fonseca, Marco Antonio Villana-Neder e Mauriceia Silva de Paula Vieira reúne diversas vozes com o objetivo de nortear o assunto da produção de textos. Com capítulos voltados para os atuais e futuros professores de educação básica e para candidatos de processos seletivos para ingresso em universidades, o livro reúne um compilado de diferentes formas de conceber a escrita e a produção de textos.

“Da Ética da Libertação à Ética do Cuidado”, de Vanderlei Barbosa, tem como objetivo evidenciar a natureza e os pressupostos da ética do cuidado como possibilidade de construção ou reconstrução de um novo paradigma, visando responder às seguintes indagações: como viver de acordo com a natureza humana racional e livre? Qual o fim último do agir humano?

Por fim, a Livraria também exibiu o livro “Qualidade de Vida: Ideias Simples, Hábitos Saudáveis”, de José Eymard da Silva, Maria do Rosário Henriques Barbosa, Margarida Montejano da Silva e Vanderlei Barbosa.

O pró-reitor de Pesquisa parabenizou os autores e afirmou que essas obras são sementes para um futuro diferente. Ao final, os livros apresentados foram sorteados aos presentes.

Panmela Oliveira – comunicadora e bolsista Dcom/Fapemig