Biologia Subterrânea: UFLA promove simpósio e inaugura instalações de seu centro de estudos na próxima segunda (2/10)

Na próxima segunda-feira (2/10), a UFLA realiza a cerimônia de abertura do II Simpósio Brasileiro de Biologia Subterrânea, oportunidade em que também inaugura as novas dependências físicas do Centro de Estudos em Biologia Subterrânea (CEBS). O evento terá início às 18h, no anfiteatro “Ramalhão”, no Departamento de Biologia (DBI).

Em sua segunda edição, o simpósio tem como objetivo divulgar o conhecimento produzido em pesquisas sobre biologia e geologia nos ambientes subterrâneos e promover integração entre alunos, profissionais e pesquisadores da biologia, geologia, e áreas afins.

De acordo com o chefe do CEBS e coordenador do evento, professor Rodrigo Lopes Ferreira, o estudo de cavernas ainda é incipiente no Brasil, principalmente quando se trata de fauna subterrânea. Segundo ele, o simpósio busca “aglomerar pessoas com diferentes formações para criar um ambiente de discussão, onde seja possível disseminar conhecimentos para educar pessoas que, em sua instância possam, da melhor forma, conservar esses ambientes”, explicou.

O II Simpósio Brasileiro de Biologia Subterrânea vai até o dia 6/10, e conta com palestras e mini-cursos de pesquisadores de vários países.  As inscrições continuam abertas e podem ser feitas em www.biosubbrasil.com.br. O número de vagas para cada curso é limitado.

Veja a matéria da TVU sobre o II Simpósio Brasileiro de Biologia Subterrânea: