Atividades encerram Primavera dos Museus, e professora avalia evento na UFLA

Professores José Nogales e Karen Luz durante palestra sobre meteoritos

Uma palestra sobre meteoritos, exibição de episódio de documentário e observação dos astros por telescópio enceraram a programação da 11ª Primavera dos Museus na Universidade Federal de Lavras (UFLA), no sábado (23/9). De 18 a 23 de setembro, o Museu Bi Moreira e o de História Natural (MHN) promoveram exposições, apresentações artísticas, palestras, exibições e visitas monitoradas.

Os professores José Nogales e Karen Luz, ambos do Departamento de Física (DFI), estiveram na coordenação do evento, que teve como temas mineralogia, meteoritos e astrobiologia. Os docentes são responsáveis pelo projeto “A Magia da Física e do Universo”, que expõe experimentos de Física elaborados a partir de material de baixo custo.

A professora Karen fez um balanço positivo das ações desenvolvidas na Instituição e acredita que alguns desses trabalhos aproximaram a comunidade dos museus.  “É importante enxergar o museu como um espaço de interatividade, onde você pode procurar conhecimento. Você pode ter acesso ao material que está lá dentro exposto, deixando de ser apenas um observador”, opinou.

Observação dos astros no Câmpus Histórico

Karen Luz acredita também que esses espaços podem receber trabalhos desenvolvidos pela população. Nesse sentido, ela destacou o exemplo de alunos da Escola Municipal Protásio Guimarães em Bom Sucesso (MG). Os estudantes produziram uma maquete representando o sistema solar a partir de informações do projeto “A Magia da Física e do Universo”. Esse experimento, chamado pela docente de “exposição colaborativa”,  foi exibida no MHN, segundo relatou a professora.

Karen Luz vê com bons olhos a experiência dos alunos de Bom Sucesso e entende que esso tipo de trabalho pode se estender para outras instituições de ensino de Lavras e região. “Queremos fazer dos museus da UFLA um local de encontro das pessoas, onde elas podem apreciar a arte e a ciência. A ciência ampliar a imaginação e fazer narrativas de histórias”, opinou. 11ª Primavera dos Museus fez parte de uma iniciativa de âmbito nacional criada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).