Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde é lançado com aula inaugural – veja fotos



20 de setembro de 2017, 10:01 am , com 887 visualizações

A primeira turma do Mestrado em Nutrição e Saúde assistiu à Aula Inaugural desse programa de pós-graduação da UFLA no dia 19 – uma palestra do professor Adriano Eduardo Lima-Silva, coordenador adjunto da área de Nutrição da Capes e docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O professor Adriano apresentou as políticas para a área, coordenação que foi criada em 2012 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Além disso, forneceu orientações iniciais para a construção de um projeto de pesquisa competitivo. Como conselhos, enfatizou a importância da leitura para embasar o trabalho (muito além de apenas a pedida em sala de aula) e do desenvolvimento da criatividade. “O mestrado é um momento de inquietação e desconforto constantes”, afirmou, ao destacar os momentos de avaliação pelos quais a pesquisa passa.

O pró-reitor de Pós-Graduação da UFLA, professor Rafael Pio, falou sobre as dificuldades enfrentadas durante a pós-graduação e a importância do empenho individual. Também abordou a expansão dessa área na Universidade, bem como pela constante busca de fortalecimento. O coordenador do Departamento de Nutrição (DNU), professor Wilson César de Abreu, falou sobre a infraestrutura oferecida pelo Departamento, criado há dois anos.

Os estudantes também receberam as boas-vindas das professoras Lívia Garcia Ferreira e Isabela Coelho de Castro, coordenadora e coordenadora adjunta do Programa, respectivamente. Elas estiveram à frente da elaboração do projeto do Programa e, para a professora Lívia, a aula inaugural “marca um dia que ficará na história. Hoje se concretiza a realização de um sonho”.

Os demais docentes presentes foram convidados a se apresentarem e a falarem das disciplinas e projetos. Em seguida à abertura, a professora Lívia falou sobre o Regimento Interno do Programa; já a tarde foi dedicada a reuniões do professor Adriano com os docentes – uma delas para discutir os critérios avaliativos da Capes e outra, com a coordenação do Programa.

O programa conta com 16 docentes, sendo 13 efetivos e 3 colaboradores. Os professores são responsáveis por duas linhas de pesquisa: Alimentação e Nutrição Humana; e Nutrição Básica e Metabolismo. A primeira turma, composta por 15 mestrandos, é constituída por estudantes da área da saúde ou correlata de alimentos. A criação do Programa foi aprovada pela Capes no final de 2016.

Saiba mais sobre o Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde aqui

Página Eventos UFLA no Facebook

Diretrizes de Comunicação da UFLA

Notícias por data

setembro 2017
S T Q Q S S D
« ago   out »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Arquivo