Abertura do II Seminário UFLA Setembro Azul foi realizada nesta terça-feira (19)



20 de setembro de 2017, 7:12 pm , com 405 visualizações

 Nesta terça-feira (19/9), ocorreu a cerimônia de abertura do seminário “UFLA Setembro Azul”, realizado pelo segundo ano consecutivo na Universidade. O projeto, conduzido pela Coordenadoria de Acessibilidade da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), faz parte de uma mobilização nacional em prol de escolas bilíngues para surdos.

No evento, realizado no Salão de Convenções da UFLA, a pró-reitora da Praec, professora Ana Paula Piovesan Melchiori, ressaltou o esforço da UFLA na criação da Coordenadoria de Acessibilidade no último ano. “Agradeço a toda a equipe que está envolvida para que a língua de sinais seja difundida, não só na Universidade, mas na comunidade como um todo, auxiliando para que os surdos tenham acessibilidade em todos os aspectos. Desejamos que esse evento cresça e alcance a cidade de Lavras, o Brasil e o mundo”, concluiu Ana Paula.

Houve grande participação da comunidade surda de Lavras, que se integrou por meio dos intérpretes durante todas as atividades. O Hino Nacional Brasileiro também foi pronunciado em Libras. 

Na palestra da noite, a professora da Universidade Federal de Alfenas, Rita de Cássia Marinho, expôs sua trajetória de militância para que a comunidade surda de Lavras pudesse se unir e se capacitar. Rita foi uma das fundadoras do Centro de Apoio às Necessidades Auditivas e Visuais (Cenav) de Lavras, em 2002. Desde então, o Centro ensina e auxilia crianças e adultos sobre a língua brasileira de sinais.

Também foi composta uma mesa redonda por Fabrícia Console Meirelles e Luciano Marques Alvarenga, da Associação de Surdos de Lavras (ASL), e Welbert Sansão e Nathalia Resende, da UFLA, para debater sobre a representação surda na educação, cultura, desportos e saúde. Durante o evento, houve oficina de Karatê para crianças.

A programação continua no dia 21/9, com trilha ecológica saindo do Ciuni, às 9h, e oficinas nas salas e no Ginásio do Departamento de Educação Física (DEF) às 15h.

Panmela Oliveira – comunicadora e bolsista Dcom/Fapemig

Página Eventos UFLA no Facebook

Diretrizes de Comunicação da UFLA

Notícias por data

setembro 2017
S T Q Q S S D
« ago   out »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Arquivo