Revista Cerne apresenta novo site com interface mais ágil e segura

Mais facilidade e segurança para o pesquisador.  O novo site do periódico Cerne, revista científica da Universidade Federal de Lavras (UFLA), conta agora com uma interface que possibilita ao usuário submeter seu artigo e acompanhar, também por meio de aparelhos móveis, em qual etapa do processo de publicação ele se encontra. 

De acordo com seu editor-chefe, professor Lucas Rezende Gomide, a mudança segue o projeto de reestruturação da revista Cerne para facilitar o fluxo de informações e reduzir o tempo médio entre a submissão e a publicação dos trabalhos. “O processo de gerenciamento da publicação no periódico tem muitas etapas, envolvendo não só a avaliação pelos revisores ad hoc, como também ajustes na revisão final, até a publicação propriamente dita. Fazer com que essa dinâmica seja ágil e transparente, sem que haja perda da qualidade, é um desafio que temos nos empenhado para garantir. Hoje, o tempo médio de publicação na Cerne é inferior a seis meses, acompanhando os padrões das principais revistas internacionais da área florestal”, explica.

O envio dos trabalhos é feito por uma plataforma dentro do próprio site, após o cadastro e conferência dos dados do pesquisador. A partir daí, é possível acompanhar todo o processo para a publicação em tempo real.  Os artigos publicados podem ser acessados por qualquer pessoa, ficando disponíveis para visualização e para download em PDF. Os mais acessados no mês são disponibilizados em destaque na página, em um ranking dos TOP 10.


Influência internacional

A nova interface do site, totalmente em inglês, também tem facilitado o acesso de pesquisadores de todo o mundo que buscam artigos científicos originais na área de silvicultura, manejo florestal, tecnologia da madeira e ecologia. Com isso, a tendência é que o fator de impacto JCR (Journal Citation Reports) da revista, que aumentou 28% no último ano, cresça ainda mais.

O JCR classifica os periódicos mais expressivos da literatura acadêmica com base em dados de citação, métricas de impacto e influência mundial. Assim, quanto mais citados forem os artigos publicados pelo periódico, maiores serão essas métricas. Em 2016, o fator JCR da Cerne atingiu o valor 0,331.

O aumento no grau de influência do periódico também tem sido proporcionado pela maior divulgação das publicações. Além do site próprio, a revista Cerne publica seus trabalhos em 15 diferentes indexadores nacionais e internacionais, incluindo a base de dados SciELO, uma das mais rigorosas do mundo.

No ranking Qualis-Capes, que aborda aspectos editoriais e técnicos dos periódicos da comunidade científica brasileira, a revista alcança o patamar B1 em Ciências Agrárias e A2 em Ciências Ambientais.

“Quando adotamos a língua inglesa como padrão na Cerne, passamos a ter mais visibilidade internacional. Isso já era esperado, mas atingimos uma dimensão muito rápida em pouco tempo. Hoje, nosso site tem sido acessado por pesquisadores do mundo inteiro, não só para conferência dos artigos, mas também para submissão de trabalhos. Essa é uma política da revista que está alinhada ao projeto de internacionalização da UFLA”, reforça Gomide.

Referência em Ciência Florestal há mais de 20 anos

Fundada em 1992, a Cerne é uma das revistas mais importantes da ciência florestal no Brasil, sendo uma das 64 melhores revistas da área no mundo. O primeiro volume foi impresso em 1994, sendo composto por um único número e 16 artigos científicos.

Hoje, seguindo uma perspectiva sustentável e de expansão pela internet, realiza publicações trimestrais totalmente digitais, com uma divulgação média de 60 artigos inéditos por ano.

A submissão dos artigos é gratuita, levando em consideração a missão do periódico de se comprometer com a publicação de trabalhos originais que contribuam para o conhecimento da ciência florestal. Sua política editorial preza pela transparência e impessoalidade no processo, com a utilização do método Double Blind Review, em que redatores e revisores desconhecem seus pares de trabalho.

A Cerne também é uma das revistas que compõem o Portal Periódicos de Minas, lançado em setembro em Belo Horizonte, durante a Mostra Inova Minas. 

Para conhecer mais sobre a Cerne, acesse www.cerne.ufla.br.