UFLA na Mídia: aplicativo que contribuirá para a recuperação das nascentes do País é destaque no jornal da EPTV

Uma nova alternativa para recuperação das nascentes e rios do Brasil foi desenvolvida pelo Laboratório de Manejo Florestal do Departamento de Ciências Florestais (DCF/UFLA) e pelo Serviço Florestal Brasileiro. O aplicativo “Plantadores de Rios” permitirá a interação de proprietários de imóveis rurais cadastrados no Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) com pessoas e instituições que queiram ajudar na proteção e recuperação dessas áreas. O jornal da EPTV exibiu no último sábado (16/9) uma matéria sobre o aplicativo. Acesse aqui.

O programa tem âmbito nacional, mas para que Lavras seja um exemplo ambiental, UFLA e Prefeitura Municipal iniciaram uma forte campanha, com o objetivo de recuperar 766 nascentes que estão em situação crítica em Lavras. Com o apoio de toda a população lavrense e empresários da região, será possível recompor a vegetação nativa de 169,91 hectares.

Inicialmente será realizada a estratificação das nascentes de Lavras por setores rurais e classificação dos setores por grau de degradação, além da estratificação por micro-bacias cadastrada no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Toda a equipe técnica do projeto será capacitada para que seja realizado um trabalho de recuperação das nascentes junto ao produtor.

O reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, enfatiza o engajamento social do programa, que permitirá a contribuição de toda a sociedade, principalmente em regiões mais precárias, com a presença de produtores menores. “Há nascentes que são para o consumo diário dos proprietários, mas temos uma infinidade que contribui para formar riachos e até mesmo rios maiores, sendo importante para toda a população. Essa adoção pode ser realizada de diversas formas, por meio de instruções técnicas, ensinando como fazer a revegetação, ou com a doação de mudas, adubos, cercas, entre outras iniciativas. A obrigação disso é do proprietário rural; no entanto, não é só ele que se beneficia da água das nascentes – por isso, é preciso essa mobilização social, visto que é um bem essencial a todos”, afirma o reitor.

O aplicativo

O aplicativo “Plantadores de Rios” já está disponível na Play Store e App Store. Basta fazer o download para ser um apoiador. Com apenas um clique, todos podem mudar Lavras, Minas Gerais e o País.

O sistema funciona da seguinte forma: você faz o download do aplicativo no seu celular e, assim, visualiza quais as nascentes próximas a você que precisam de recomposição. Após localizar, você pode adotar uma nascente. Existem várias formas de colaborar, você pode doar mudas, ajudar no cercamento da nascente, ou até mesmo auxiliar na educação ambiental, mostrar tecnicamente ao produtor qual a melhor forma de restauração.

Além de fornecer dados sobre a nascente, o aplicativo sugere ao interessado quais são as melhores mudas e espécies para aquela região e ainda formas de plantio. 

Saiba mais sobre o aplicativo:  http://www.car.gov.br/plantadores-rios/