Estudante da UFLA teve apresentação premiada no Congresso Internacional da Associação Americana de Engenharia Agrícola e Biológica

Estudante Eduardo Lordelo Volpato

O estudante do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Eduardo Lordelo Volpato foi premiado entre as melhores apresentações realizadas no Congresso Internacional Anual da Associação Americana de Engenharia Agrícola e Biológica (ASABE), na cidade Spokane, estado de Washington, USA.

A pesquisa de Eduardo tem como finalidade a análise da presença de compostos orgânicos emergentes (hormônios e outros compostos) em corpos d’água da região de Lavras. A partir desse material, são testadas alternativas- como carvão ativado de resíduos agrícolas (palha de arroz, casca de café e bagaço de cana)- para remoção dos compostos, já que os tratamentos avançados possuem custos elevados, inviáveis para a realidade brasileira que já carece do básico no saneamento. Eduardo afirma que os resultados alcançados além de mostrarem que há a presença dos hormônios em copos d’água de Lavras, também indicaram resultados satisfatórios na remoção dos hormônios nos ensaios realizados com carvão ativado.

Estudante em apresentação no Congresso Internacional Anual da Associação Americana de Engenharia Agrícola e Biológica

“Estou muito feliz por receber o prêmio, pois trabalho muito nesse projeto, quase todos os dias no laboratório e fazendo coletas de amostra, mesmo em finais de semana e férias. O prêmio foi, também, um grande motivacional para continuar na carreira acadêmica que quero muito seguir. Amo ser pesquisador, e foi muito importante mostrar a relevância do projeto que eu, meus colegas de laboratório e meu orientador estamos desenvolvendo”, comenta Eduardo.

Sua apresentação de pôster foi premiada como uma das três melhores na categoria de Recursos Naturais e Meio Ambiente. Concorreram com ele até mesmo estudantes de mestrado e doutorado. Eduardo é orientado do professor do setor de Engenharia Ambiental da UFLA Ronaldo Fia, e do técnico da Diretoria de Meio Ambiente (DMA) Isael Aparecido. O estudante faz iniciação cientifica no laboratório de Engenharia Ambiental e Sanitária na área de Qualidade de Água e Remoção de Poluentes da Água.

“Também me alegra saber que eu representei a Universidade, e levei o nome da UFLA para um evento de grande importância internacional. Afinal tudo o que eu sou veio desta universidade, pois meus pais se conheceram na UFLA e ambos trabalham aqui (meu pai como professor e minha mãe como pesquisadora da Epamig). Isto é, eu nasci e fui criado na UFLA, e, portanto, o fato de ganhar um prêmio com a pesquisa que fiz nesta Instituição é muito satisfatório”, conta o estudante.

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – Fapemig.