Professores, alunos e ex-alunos da UFLA participam de conferência sobre qualidade da energia elétrica

Representantes da UFLA em evento no Paraná

Professores, alunos e ex-alunos de graduação e pós-graduação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Automação (PPGESISA), do Departamento de Engenharia (DEG) da UFLA, participaram da 12ª Conferência Brasileira Sobre Qualidade de Energia Elétrica (CBQEE). Considerado o mais importante evento da área na América do Sul, o evento é realizado a cada dois anos e, dessa vez, Curitiba, no Paraná, foi a sede do encontro.

A Universidade teve participação direta na publicação de 10 artigos científicos na conferência, sendo que oito deles foram apresentados de forma oral. A presença da equipe do DEG na CBQEE foi viabilizada graças à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), ao DEG e ao programa de pós-graduação do departamento.

O coordenador do PPGESISA, professor Danton Diego Ferreira, esteve no evento e salientou que a participação da UFLA na conferência reforçou o envolvimento da Instituição em pesquisas em qualidade de energia elétrica. “Em 2015, participei do mesmo evento em Cuiabá e fui o único representante do DEG. Esse ano a participação do DEG foi elogiada pelos colegas no evento pelo alto nível das apresentações e dos trabalhos publicados. A equipe do DEG também contribuiu muito as discussões técnicas”, disse.

Formada em Engenharia de Controle e Automação pela a UFLA e mestranda em Engenharia Elétrica na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Ariadne Bertolin contou que a conferência serviu de experiência e de aprendizado. “Foi meu primeiro congresso de grande porte e permitiu esclarecer muitos assuntos, tanto com as apresentações das seções quanto com as palestras. Além disso, foi um prazer ter o meu trabalho publicado nesse congresso e reencontrar meus amigos e professores da UFLA”.

O professor Paulo Vitor Grillo de Souza, do DEG, considera que encontrou foi uma oportunidade para os alunos praticarem exposição oral dos trabalhos e os professores conhecerem novas propostas de pesquisa. “Devido à participação de vários membros da UFLA, foi possível mostrar no âmbito nacional que nossa instituição se preocupa e realiza pesquisas sobre um tema de suma importância, que é a qualidade da energia elétrica”, acrescentou.