Portal Periódicos de Minas será lançado na Mostra Inova Minas em Belo Horizonte

UFLA possui seis periódicos cadastrados no portal

A inédita Política de Periódicos para Minas Gerais será apresentada ao público durante a Inova Minas Fapemig 2017, no dia 15 de setembro, sexta-feira, às 14h, no auditório do Memorial Minas Gerais Vale (Praça da Liberdade), em Belo Horizonte, com o lançamento do portal de periódicos científicos:  Periódicos de Minas. A Política é um projeto financiado pela Fapemig e apoiado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com o objetivo de dar visibilidade e apoio aos periódicos científicos e tecnológicos de Minas.

O lançamento contará com o presidente da Fapemig, professor Evaldo Ferreira Vilela, e com Sérgio Dias Cirino, professor da UFMG e coordenador da Política de Periódicos para Minas Gerais. Ele apresentará os dados coletados pela pesquisa da política e que já identificou mais de 300 periódicos em Minas. O evento ainda terá uma palestra sobre “Portais de Periódicos: diretrizes para qualidade na diversidade”, com o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Ronaldo Ferreira de Araújo.

O evento é voltado para editores, técnicos e interessados na temática de periódicos e portal de periódicos. As inscrições devem ser feitas por meio do formulário online disponível aqui

A Mostra Inova Minas Fapemig é um evento que busca divulgar projetos de pesquisa realizados pelas universidades, centros de pesquisa e empresas para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado de Minas Gerais.

Política de Periódicos para Minas Gerais

A Política de Periódicos para Minas Gerais é uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (FAPEMIG), com apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ela é fruto de uma pesquisa que teve o objetivo de elaborar uma política específica para garantir a gestão dos periódicos científicos existentes no estado.

O portal Periódicos de Minas é uma das ações da Política, sendo uma plataforma digital de acesso aberto onde será possível visualizar um perfil com informações básicas de mais de 300 revistas científicas, além de divulgar informações sobre aspectos relativos à realidade dos periódicos e eventos que serão promovidos pelo portal.

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) possui seis periódicos cadastrados no portal, sendo eles:

• Ciência e Agrotecnologia;
  • Coffee Science;
  • INFOCOMP Journal of Computer Science;
  • Organizações Rurais & Agroindustriais;
  • Revista Brasileira de Biometria;
  • Cerne.

Redes sociais

Mais informações sobre o evento de lançamento e sobre a Política de Periódicos para Minas Gerais serão divulgadas nas redes sociais do Portal:

Facebook: /PeriódicosdeMinas

Twitter: @periodicosminas