Encerramento da Semana de Ciência, Cultura e Arte: Jubileu de Ouro e Prata e Jantar dos ex-alunos



11 de setembro de 2017, 12:13 pm , com 3.977 visualizações

João Camargo, 65 anos de formado, com a vice-reitora Édila Von Pinho e a chefe de gabinete Joziana Barçante.

Dando continuidade às solenidades comemorativas dos 109 anos de existência da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi realizada na sexta-feira (8/9), no Salão de Convenções, a cerimônia Jubileu de Ouro e Prata, com a entrega do diploma comemorativo às turmas de 50 e 25 anos de formatura. Também ocorreram homenagens especiais aos ex-alunos com 55, 60 e 65 anos de formados.

A sessão solene foi conduzida pela vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, ex-aluna da UFLA, que comemorou 30 anos de formada. “Ver a casa cheia é uma alegria para nós. São 109 anos de uma história feita por muitas mãos. Por nossa sorte foi realizada por pessoas ousadas. Temos hoje uma Instituição em plena expansão, apesar da crise. A luta é muito grande, mas com a força do conjunto podemos mais. Tenho o maior orgulho de fazer parte desta Universidade, e principalmente hoje em que eu completo 30 anos de formada”, destacou a vice-reitora. 

Joziana Barçante; Esther e Telita Hunnicutt; Édila Von Pinho, e Benjamin Neto.

A cerimônia contou ainda com presença dos filhos do professor Benjamin Harris Hunnicutt: Esther, Telita e Benjamin Neto, em comemoração ao centenário de nascimento do professor Benjamin, primeiro diretor da ESAL/UFLA. “É uma satisfação enorme poder participar dessa cerimônia e homenagear o nosso pai, que era apaixonado por essa Instituição. Fiquei admirada com a expansão da UFLA. Fazia muito tempo que não vinha aqui”, destacou Esther.

Cerimônia lotou Salão de Convenções

Também estiveram presentes na mesa de autoridades, a chefe de gabinete, professora Joziana Muniz de Paiva Barçante; o pró-reitor de Pós-Graduação, professor Rafael Pio; o pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins e o grande destaque da solenidade: o ex-aluno, com 65 anos de formado, engenheiro agrônomo João de Camargo Aranha Netto, representando todos os egressos da ESAL/UFLA.

Todos os anos, João Camargo participa dos encontros, para rever amigos e admirar a expansão da Universidade.  Mas, dessa vez, ele quis algo diferente. Aos 93 anos, ele fez questão de chegar a cavalo à solenidade. Com botas e chapéu, acompanhado de amigos e familiares, a cavalgada durou cerca de 1 hora e meia. Ao chegar à UFLA, a recepção foi calorosa. Os aplausos de todos emocionou João Camargo, único sobrevivente da turma de 1952. “Nesses 65 anos eu nunca faltei à festa de ex-alunos. Eu mesmo promovi a nossa festa quando minha turma fez 25 anos de formatura. Até então, não tinha essa tradição na Instituição. Para este ano, eu tinha na minha cabeça que precisava vir a cavalo. Consegui. E fico cada vez mais apaixonado por essa Universidade”.

João Camargo chegando à UFLA

Na ocasião, a vice-reitora leu a todos a mensagem de João Camargo em homenagem à turma de 1952:

Hoje, aos 93 anos de vida e 65 de formado, ainda corre nas minhas veias o sangue da tradição que aquece no coração o amor pela minha escola. Sou o sobrevivente da turma de 1952 e tenho certeza: cumprimos o nosso dever! Agora chegou a sua vez…

A humanidade mais próspera pelo arrojo da juventude que pela prudência da maturidade. Assim é a história da nossa UFLA – O jovem Samuel Gammon deu a partida, outro jovem Benjamin Hunnicutt fundou a Escola Agrícola de Lavras e o também jovem Alysson Paulinelli impediu que ela fechasse, federalizando-a. Daí para cá, uma dezena de jovens reitores têm superado todos os problemas e transformado a nossa saudosa Esal nesse verdadeiro monumento de ensino e cultura que é a UFLA. A luta é árdua, mas “mais vale a lágrima derramada pela derrota que a vergonha por não ter lutado”.

EPTV acompanhou a cerimônia

A história de João Camargo chamou a atenção da mídia. A EPTV Sul de Minas esteve presente e acompanhou a cavalgada do ex-aluno. Confira aqui a matéria: http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/ex-aluno-da-ufla-formado-ha-65-anos-recebe-homenagem-no-aniversario-da-universidade.ghtml

 

Reencontro de gerações: Jantar dos ex-alunos

Turma de 30 anos de formatura

As comemorações continuaram e durante a noite de sexta-feira foi realizado o Jantar dos ex-alunos, no Ginásio Poliesportivo da UFLA, marcando o encerramento da Semana de Ciência, Cultura e Arte. Além das turmas do Jubileu de Ouro e Prata, outras se reuniram para relembrar momentos e amigos.

As diferentes turmas, múltiplas de cinco anos, subiram ao palco para fazer homenagens, por meio de depoimentos, apresentações musicais, conforme desejavam. Todos destacaram o amor pela Instituição ESAL/UFLA, e a importância de reencontrar os amigos e relembrar os fatos que marcaram a história de cada turma na Instituição. Em todas as apresentações das turmas, João Camargo esteve no palco, recepcionando os ex-alunos.

Fotos Jubileu Ouro e Prata. Crédito: Camila Caetano

Fotos Jantar ex-alunos. Crédito: Camila Caetano; Heider Alvarenga e Marcela de Souza. 

Página Eventos UFLA no Facebook

Diretrizes de Comunicação da UFLA

Notícias por data

setembro 2017
S T Q Q S S D
« ago    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Arquivo