II Semana de Planejamento e Formação Docente da UFLA teve início – confira a abertura oficial



11 de setembro de 2017, 6:10 pm , com 851 visualizações

Promover uma constante evolução no ensino da UFLA: essa é a finalidade da II Semana de Planejamento e Formação Docente, que teve início na tarde desta segunda-feira (11/9). A abertura oficial do evento, que engloba também o III Fórum de Graduação (Forgrad), contou com a participação de docentes e discentes, marcando o início de uma programação focada em promover a troca de experiências sobre currículos, projetos pedagógicos e processos de avaliação.

O pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins, abriu a semana de atividades, reforçando o objetivo de ampliar a discussão ao maior número possível de pessoas por meio da transmissão ao vivo. “Em nossa primeira edição, contamos com 300 pessoas participando de forma virtual, além das mais de 600 inscrições presenciais para as diversas atividades. São vários momentos que merecem a atenção e contribuição de todos, ainda que não possam estar aqui presencialmente. Essa é uma nova forma de promover o debate”, reforçou.  O evento é transmitido pelo endereço www.dired.ufla.br/aovivo.

O diretor da Diretoria de Educação a Distância (Dired), Cleber Carvalho de Castro, também apontou para as possibilidades do ambiente virtual, que tem sido um dos caminhos para tornar a educação cada vez mais acessível à sociedade. “Essa é uma discussão muito importante para a nossa Universidade, pois a evolução da legislação do ensino superior tem caminhado para a educação híbrida, que envolve tanto atividades presenciais quanto a distância. Temos agora as condições para refletir sobre a formação dos nossos discentes, considerando o que a legislação nos pede e o que a Universidade considera importante, com o desafio de introduzir metodologias ativas, que privilegiem a aprendizagem dos estudantes”, explicou. 

Para o diretor da Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento de Ensino (Dade), José Antônio Araújo Andrade, também é momento de repensar o perfil de formação dos estudantes na estruturação dos currículos. “O mercado de trabalho é dinâmico, e tem uma série de exigências que precisamos acompanhar e aplicar dentro da graduação”, concluiu.

Busca contínua pela excelência no ensino

A primeira palestra foi ministrada pela ex-coordenadora geral de Avaliação de Cursos de Graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Suzana Scherz Funghetto, hoje consultora da 2 em 1 Comunicação e Educação. Ao abordar os sistemas de avaliação da Educação Superior, Suzana falou do bom desafio que a UFLA tem pela frente, de manter o padrão de excelência no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). “A Instituição faz parte da vida de todas as pessoas que nela trabalham e se formam. O graduado leva a Universidade para sempre, em seu currículo profissional e também na vida. Por isso, essa excelência precisa ser contínua, pois envolve a expectativa de milhares de pessoas”, ressaltou.

O Sinaes é o indicador de qualidade brasileiro, formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. Um dos seus instrumentos de avaliação é o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Na edição de 2016, divulgada em setembro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a UFLA manteve nível de excelência, atingindo conceito máximo (5) no curso de Medicina Veterinária.

Inscrições continuam abertas

A II Semana de Planejamento e Formação Docente ocorre até sexta-feira (15/9), e envolverá discussões de diversas temáticas, como reestruturação curricular e processos avaliativos na UFLA; flexibilização curricular; métodos de avaliação instantânea do aprendizado; estratégias metodológicas para construção de projetos pedagógicos; planejamento docente nos Departamentos; matriz e Projeto Pedagógico de Curso; elaboração de plano de ensino; apoio aos discentes com necessidades educacionais especiais; formação ética, estética e cultural de educadores; formulários Google e os processos de avaliação, entre outros.

A organização do evento é realizada pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG), por intermédio das Diretorias de Avaliação e Desenvolvimento de Ensino (Dade) e da Diretoria de Educação a Distância (Dired), contemplando atividades formativas, com reflexões sobre currículos e projetos pedagógicos.

As inscrições ainda estão abertas e deverão ser efetuadas pelo Sistema Integrado de Gestão (SIG) até a data de cada atividade.  

Confira aqui a programação.

Página Eventos UFLA no Facebook

Diretrizes de Comunicação da UFLA

Notícias por data

setembro 2017
S T Q Q S S D
« ago   out »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Arquivo