Recepção de Calouros 2017/2: programação irá de 11 a 15 de setembro

Todos os calouros devem participar das atividades

O início da graduação, para os estudantes ingressantes no período 2017/2, será no dia 11 de setembro, com a Recepção de Calouros. A Diretoria de Planejamento e Gestão Acadêmica (DPGA), vinculada à Pró-Reitoria de Graduação (PRG), divulgou a programação, que inclui reuniões com a coordenação de curso, encontro com o reitor, integração com a rotina acadêmica e boas-vindas da PRG, atividades com a Coordenadoria de Assuntos da Diversidade e Diferenças (Cadd) e trote solidário.

A programação completa da Recepção de Calouros 2017/2 pode ser vista aqui.

No dia 11, membros da PRG se reunirão com os estudantes de cada curso, em horários e locais específicos (confira na programação acima), a fim de integrá-los à rotina acadêmica.

A terça-feira (12) será dedicada a atividades com a Cadd, que promove uma série de oficinas temáticas voltadas para os graduandos. Os debates enfocarão cotas raciais na universidade; resgate histórico e progresso do movimento LGBT+; gênero e sexualidade; diferenças e educação no Ensino Superior; mulheres e as ciências exatas; e práticas de letramentos críticos com foco na diversidade e diferenças. Na quarta-feira (13), os calouros se reunirão com os coordenadores de curso.

Na quinta-feira (14), a programação prevê um encontro do reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, com os ingressantes de todos os cursos. O encontro será no Ginásio 1 da UFLA / Departamento de Educação Física, às 18h, com credenciamento* às 17h30. Nesse evento, a participação dos ingressantes por meio de mudança interna não é obrigatória.

Já o dia 15 será livre para todos os cursos, sem atividades oficiais programadas.

Trote solidário

A doação de sangue, com participação voluntária, também será no dia 14. Os interessados que se cadastrarem deverão estar na portaria principal da UFLA, às 7h da manhã, onde haverá transporte para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Os organizadores disponibilizarão mais informações sobre o cadastramento no dia de Integração à Rotina Acadêmica (segunda-feira).

Presença obrigatória em todos os dias

De acordo com o artigo 49 da Resolução CEPE n° 42, de 21 de março de 2007, “O estudante que deixar de comparecer às atividades de recepção de calouros será automaticamente desvinculado do curso e da Universidade”.

Já o parágrafo 2º esclarece que “O estudante que necessitar ausentar-se durante as duas primeiras semanas letivas, por impedimento previsto no Decreto-Lei no 1.044/69 e nas Leis nos 715/69 e 6.202/75, deverá ter sua justificativa de ausência comunicada a PRG, por ele próprio ou por pessoa que o represente, num prazo máximo de até dois (2) dias úteis após o início das atividades”.

*Para o credenciamento, o calouro deverá levar impressa a Ficha-Cadastro seguindo os passos:
1) Acessar a página inicial do SIG-UFLA;
2) Selecionar a opção ‘Acesso de Candidatos’;
3) Selecionar a opção ‘Login de Candidatos’;
4) Preencher o CPF, escolher o processo seletivo em que foi convocado, escrever os caracteres que são mostrados na imagem e selecionar a opção ‘Continuar’;
5) Selecionar a opção ‘Ficha Cadastro’;
6) Selecionar a opção ‘Gerar Ficha Cadastro’ e imprimi-la.