UFLA recebe representantes da Federação Nacional dos Engenheiros

Representantes da FNE estiveram na UFLA nesta terça (22/8)

Nesta terça-feira (22/8), representantes da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) visitaram a UFLA para conhecer as instalações e projetos da Universidade – em especial as obras do Parque Científico e Tecnológico de Lavras (Lavrastec), que vai abrigar centros de pesquisa e desenvolvimento de empresas-âncora em diversas áreas, incluindo Engenharias.

Em um encontro pela manhã, o reitor José Roberto Soares Scolforo, o pró-reitor de graduação, Ronei Ximenes Martins, o chefe de Departamento de Engenharia (DEG), Carlos Eduardo Silva Volpato, e a professora Giselle Borges de Moura (DEG) receberam o presidente em exercício da FNE, Carlos Bastos Abraham, e o diretor Antonio Fiorentino Filho, além do coordenador do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, Fernando Palmezan Neto, e outros representantes da FNE.

Um dos pontos abordados na reunião foi a necessidade de os cursos de Engenharia investirem na formação de engenheiros que estejam preparados para inovar e empreender, uma vez que o Brasil precisa de um avanço tecnológico e industrial para expandir sua produção para além das commodities.

Os dirigentes da entidade visitaram as obras do Lavrastec – Parque Científico e Tecnológico de Lavras

Nesse sentido, a UFLA tem buscado ampliar o número de cursos na área – hoje já são nove ofertas na graduação abrangendo diferentes Engenharias – e investido em projetos que incentivem a inovação na Universidade, como é o caso da Incubadora de Empresa de Base Tecnológica da UFLA (Inbatec) e do Parque Científico e Tecnológico (Lavrastec). “Nosso objetivo é oferecer programas e espaços que possibilitem aos estudantes aplicarem suas pesquisas de forma prática, desenvolvendo produtos, processos ou serviços nos quais a tecnologia apresenta um alto valor agregado”, ressaltou Scolforo.

Na oportunidade, o DEG também reforçou o convite à FNE para realizar a palestra de abertura do II Congresso Mineiro de Engenharia e Tecnologia, que será promovido na UFLA  de 4/12 a 8/12.

 

Com informações da Comunicação FNE