Divulgado regulamento do programa “Brother UFLA” – Participe!

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), divulgou o regulamento do programa Brother UFLA, elaborado junto com a pró-reitoria de Graduação (PRG). De cunho voluntário, a ação propõe a integração entre os alunos estrangeiros e a comunidade acadêmica e oferecer ao demais estudantes uma nova experiência internacional sem sair do país.

Dessa maneira, a DRI acredita que quem participar do programa poderá aprender um novo idioma ou aprimorá-lo, além de estabelecer novas amizades. A atuação no Brother UFLA será utilizada como critério classificatório para editais de intercâmbio da DRI.

Haverá emissão de certificado com carga horária para o participante e o tempo dedicado ao programa servirá ao discente como horas de atividades extracurriculares.

Os graduandos interessados em participar do Brother UFLA podem fazer o credenciamento e devem apresentar pessoalmente à DRI os seguintes documentos:

• Ficha de credenciamento (formulário disponível no site da DRI);
• Carta de motivação (formulário disponível no site da DRI);
• Atestado de matrícula completo;
• Horário de aulas do semestre de credenciamento, destacando os horários disponíveis para atuar como Brother;
• Declaração de compromisso (formulário disponível no site da DRI);

Segundo a DRI, as atribuições do Brother UFLA envolvem o auxílio do estrangeiro no processo de expedição de documentação – CPF, RNE (Registro Nacional de Estrangeiros) e matrícula na universidade; acompanhamento das relações do estrangeiro com o curso ao qual está vinculado; auxílio linguístico; ajuda a respeito da localização no câmpus e na cidade e entrega ao final do período de auxílio ao estrangeiro de relatório final (modelo disponível no site da DRI), conforme especificado na Resolução do Programa.

Recredenciamento

Convocado ou não no semestre de inscrição, o estudante deverá realizar o seu recredenciamento nos próximos semestres para manter-se ativo no Programa Brother UFLA, caso seja do seu interesse. Neste caso, os documentos para o recredenciamento são a ficha de credenciamento, o atestado de matrícula completo e o horário de aulas do semestre de recredenciamento, destacando o tempo livre para atuar como Brother.

O regulamento completo do programa e os formulários estão disponíveis em

Texto: Rafael Passos – Jornalista/bolsista – Fapemig