UFLA recebe coleção de hibridomas para pesquisa em imunologia de bovinos

Uma coleção de hibridomas, linhagens celulares desenvolvidas para produzir anticorpos, foi doada à Universidade Federal de Lavras (UFLA), por meio de um acordo de transferência de material, permitindo fomentar uma linha de pesquisa em imunologia de bovinos na Instituição. O renomado pesquisador Jean-Jacques Letesson, da Universidade de Namur/Bélgica, realizou a doação à professora do Departamento de Medicina Veterinária (DMV) Elaine Maria Seles Dorneles.

Foram doados 12 hibridomas, que Jean-Jacques produziu ao longo de uma vida de pesquisa, que serão utilizados na UFLA no projeto “Resposta imunológica induzida por estirpes da vacina Brucella abortus B19 e RB51 em novilhas: efeitos da idade de vacinação, papel modulador da puberdade e proposição de um modelo de avaliação de vacinas”.

Professora Elaine Maria Seles Dorneles.

“Ele está me doando 30 anos de pesquisa. Se quero avaliar, por exemplo, como o bovino responde a uma vacinação ou infecção, eu tenho que comprar anticorpos para aplicar as técnicas. Quando compro, adquiro o anticorpo puro, e não o clone, ficando sempre dependente das empresas que comercializam o produto. O Jean me doou os clones, assim me torno mais independente na minha pesquisa”, explica Elaine.

Dessa forma, por meio do acordo de transferência de material, a professora poderá aprofundar na sua pesquisa sobre resposta imunológica em bovinos. “Jean-Jacques soube quando eu apresentei os dados da minha tese em um congresso na Índia. Logo após a minha apresentação, ele me procurou para sugerir a doação. Essas células vão me permitir fomentar uma linha de pesquisa em imunologia de bovinos na UFLA. Minha perspectiva é continuar investigando como os animais, principalmente os bovinos, respondem às vacinações e infecções”, explica Elaine.

Elaine destaca que esses hibridomas serão fundamentais para estudar como o sistema imunológico dos bovinos responde a diferentes estímulos, e assim possibilitar o desenvolvimento de novos medicamentos e vacinas para as doenças animais. “Se eu quero investigar qual o mecanismo que uma vacina possui para induzir proteção, para proteger o animal contra uma infecção eu preciso saber como ocorre o estímulo no sistema imunológico. Se você sabe qual o mecanismo que uma vacina eficiente usa para induzir essa proteção, você consegue transportar isso para outras vacinas em fase de avaliação”, comenta.

Elaine Maria Seles Dorneles

Elaine tomou posse na UFLA em 2016. Hoje, ela realiza Pós-Doutorado no Programa de Ciência Animal na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e já orienta estudantes da Pós-Graduação na UFLA. Elaine foi contemplada com o Prêmio Capes Tese 2016, pela tese Immune response of calves vaccinated with Brucella abortus S19 or RB51 and revaccinated with RB51”, defendida no ano de 2015, sob orientação dos professores Andrey Pereira Lage e coorientação de Andréa Teixeira Carvalho.

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – Fapemig.