UFLA promove Semana Mundial da Amamentação em Lavras, Ingaí, Luminárias e Nepomuceno

O Departamento de Nutrição (DNU) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizará nesta semana um evento itinerante na Semana Mundial da Amamentação (SMAM 2017) com atividades em Lavras, Ingaí, Luminárias e Nepomuceno. O evento será em parceria com empresas privadas, o Serviço Social do Comércio (Sesc) de Lavras e apoio das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social das Prefeituras Municipais.

O 25º ano da SMAM 2017 tratará do tema: “Trabalhar juntos para o Bem Comum”, com a meta de envolver os defensores e ativistas, os tomadores de decisão e aqueles que comemoram a SMAM para criar propositadas parcerias em qualquer nível que operam. Destaca-se ainda que o “Agosto Dourado” foi instituído pela Lei de nº 13.435, de 12 de abril de 2017, como o mês do aleitamento materno e este ano a SMAM será comemorada em todo o mundo durante os dias 1º a 7 de agosto.

Serão realizadas atividades teóricas e práticas, com troca de experiências, dinâmicas de grupo, sínteses e planos de ação para os próximos eventos, exposição de vídeos temáticos educativos disponibilizados pelo Ministério da Saúde, entre outras ações. Além disso, mães, especialistas e membros da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN) comentaram sobre como a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL) impõe limites às propagandas, como a sociedade civil se organiza para monitorar essa lei, e de que maneira o governo brasileiro atua no cumprimento dessa fiscalização, entre outros tópicos.

Para a coordenadora do evento, professora Melissa Guimarães Silveira (DNU/UFLA), a ocasião também proporcionará a oportunidade de um trabalho conjunto, para identificar o que funciona, e superar os desafios. “Só podemos alcançar isso através de parcerias sustentáveis no município de Lavras, entre as empresas privadas e secretarias públicas municipais, bem como entre os órgãos públicos e privados de nossos municípios parceiros, em um evento que mobilizará toda a população que direta ou indiretamente está ligada à amamentação, em nível regional. Vamos nos unir para fazer campanhas cada vez mais sólidas e mais abrangentes”, comenta.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno tem como objetivo levar conhecimento sobre amamentação e sua prática ao público feminino e em especial às gestantes e nutrizes, visando à orientar sobre a importância da amamentação e as leis que protegem o ato de amamentar, intervindo de forma positiva nas possíveis falhas. Além disso, qualificar o processo de trabalho dos profissionais de saúde com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno. “A SMAM é importante por ser uma estratégia de mobilização social que contribui para conscientizar a população e profissionais de saúde sobre a importância do aleitamento materno para a saúde da mãe e do bebê, e os benefícios que traz para a sociedade e o País”, complementa Melissa.

SMAM

Foi lançada pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA), em 1992, com o objetivo de dar visibilidade à amamentação, incentivando todos os grupos do mundo a trabalhar o tema na prática e a colocá-lo na mídia para ampla divulgação.

Em setembro de 2015, na Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, foram adotados os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), cujas metas deverão orientar as políticas nacionais de cada país nos próximos quinze anos.

A Semana Mundial da Amamentação 2016 (SMAM 2016) teve como objetivo mostrar e compartilhar a ligação entre a amamentação e cada um dos ODS. Neste ano o slogan da SMAN foi “Aleitamento materno: presente saudável, futuro sustentável”. EM 2017 O tema central será o ODS 17 – Fortalecer a implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Programação

Ingaí: 1º/8, 13h às 18h.

Nepomuceno: 3/8, 13h às 18h.

Lavras: 4/8, 14h às 17h (Sesc).

Luminárias: 4/8, 13h às 18h.

Observação: As inscrições foram realizadas nas Secretarias de Saúde de Lavras, Ingaí, Luminárias e Nepomuceno. No momento, a organização informa que as oficinas já completaram o número máximo de participantes.