Reunião Anual da RBras e Seagro ocorreram na UFLA na última semana

Neste ano, a 62ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria (RBras) e o 17º Simpósio de Estatística Aplicada à Experimentação Agronômica (Seagro) foram realizados na Universidade Federal de Lavras (UFLA), no período de 24 a 28 de julho, com a temática “Desafios recorrentes da estatística aplicada: a informação em tempos de big data“.

Pela quarta vez, a RBras ocorreu na UFLA, sendo realizada nos anos de 1989; 2003; 2008 e 2017. As atividades científicas se concentraram nos vários aspectos da modelagem e análise estatística, incluindo desenvolvimento metodológico, aplicações e métodos computacionais na Experimentação Agropecuária, Bioestatística, Estatística Genômica e Bioinformática. A organização do evento esteve a cargo do Departamento de Estatística (DES/UFLA).

Aproximadamente 500 pessoas participaram do evento, que contou com inscritos de diversas partes do Brasil e a presença de pesquisadores renomados nacionais e internacionais. Foram apresentados 380 trabalhos e a programação contou com 12 palestrantes internacionais, sendo cinco conferencistas e sete participantes de sessões temáticas. A programação também teve minicursos, tutoriais, mesa-redonda e dois showcases.

Para o professor Paulo Henrique Guimarães (DES/UFLA), o evento foi um grande momento de compartilhamento de conhecimentos, possibilitando muita aprendizagem e fortalecimento de contatos. “É fundamental que a UFLA organize e sedie eventos dessa magnitude, que só tem a acrescentar aos nossos estudantes e a nós docentes, além de a Instituição ser reconhecida internacionalmente”.

RBras

A RBras foi fundada em 1955, no Instituto Agronômico, Campinas/SP. Desde então, realiza anualmente uma reunião ordinária. A parte científica da programação tem como objetivos: congregar professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação do Brasil que trabalham com Estatística Aplicada, Estatística Experimental e Biometria; incentivar a troca de experiências entre o meio acadêmico e a aplicação das metodologias estatísticas na prática; abordar tópicos recentes, divulgando novas metodologias, técnicas estatísticas e softwares diversos, além de discutir temas para pesquisas.

A partir de 1985, nos anos ímpares, as reuniões anuais da sociedade passaram a ser realizadas com o Seagro, tornando-se um evento ainda maior, com duração de uma semana. O Simpósio já foi realizado 16 vezes e os três últimos, (14º, 15º e 16º) realizados com as 56ª, 58ª e 60ª Reuniões Anuais da RBras, contaram com a presença de 469, 357 e 355 participantes, nas cidades de Maringá (PR), Campina Grande (PB) e Presidente Prudente (SP), respectivamente.

Confira as fotos. Crédito: Rafael Lemos Bastos