Professores do DAE/UFLA lançam livros em evento na Universidade

Os livros Gestão Pública Municipal e Ator-Rede e Adequação Sociotécnica foram lançados essa semana na UFLA

Na última terça-feira (25/7), os professores José Roberto Pereira e José de Arimatéia Dias Valadão realizaram o lançamento de seus livros no auditório do Departamento de Administração e Economia (DAE).

A obra Gestão Pública Municipal, de autoria de José Roberto em parceria com o professor João Batista Rezende, da Fundação João Pinheiro (FJP), contextualiza o desenvolvimento histórico dos municípios brasileiros desde o período colonial até a atualidade e procura explicar como se encontram em termos de potencialidade administrativa (incluindo as dimensões sociopolítica, institucional-administrativa, econômico-financeira e socioambiental) frente aos problemas políticos, socioeconômicos, institucionais e ambientais.

Segundo o professor José Roberto, para que se mude o histórico de corrupção no Brasil, “é necessário uma participação efetiva da população por meio da cobrança de transparência e prestação de contas por parte dos gestores”. De acordo com ele, o livro Gestão Pública Municipal apresenta resultados de pesquisas que são úteis nesse processo. O livro está à venda no site da Editora CRV.

Lançado no mesmo evento, o livro Teoria do Ator-Rede e Adequação Sociotécnica, dos professores José de Arimatéia Dias Valadão e Jackeline Amantino de Andrade , busca contar a história de uma tecnologia social como a Pedagogia da Alternância (PA) e analisar seus processos atuais de expansão por meio da Teoria do Ator-Rede e das discussões de Adequação Sociotécnica. A obra está disponível para compra na Editora UFLA

 

Panmela Oliveira – comunicadora e bolsista Dcom/Fapemig