II Ciclo de Pesquisas do Campo de Públicas será realizado na UFLA – 31/7 a 8/8

Entre os dias 31/7 e 8/8 será realizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA) o II Ciclo de Pesquisas do Campo de Públicas, organizado pela Alfa Pública Jr., Centro Acadêmico de Administração Pública (Cenaap), Observatório de Políticas Públicas, Peti Pública e representantes do Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA). 

O evento tem o intuito de disseminar os trabalhos de pesquisas realizados no curso de Administração Pública, a fim de proporcionar um amplo debate do campo, permitindo o desenvolvimento de novos conhecimentos, além de proporcionar o avanço de novos eixos para futuras pesquisas. 

Ao total serão 24 apresentações, divididas em sete sessões, realizadas no Anfiteatro do bloco 3 do Departamento de Administração e Economia (DAE). Os temas abordados contemplam as áreas de economia, políticas públicas, participação, cidadania, entre outras. Haverá emissão de certificados e as inscrições devem ser feitas pelo Sistema Integrado de Gestão (SIG).

Mais informações podem ser obtidas no evento no Facebook.

Confira a programação completa:

31/07 (segunda-feira):
13h – Diretrizes de acessibilidade digital em editais de licitação para implantação de tecnologia da informação em órgãos federais: uma análise dos anos 2012 a 2016 – Mayara Midori Toyama Rufino.
14h – Processo de compras públicas: um estudo de caso de uma secretaria municipal de educação de um município de médio porte do sul de Minas Gerais – Rodrigo Melo Reggiani Alves Abreu.
15h – Compras públicas: um estudo das micro e pequenas empresas de um município de porte médio localizado no sul de Minas Gerais – Luis Paulo Nascimento.
16h – As compras públicas e o princípio da economicidade: um estudo de caso na Prefeitura de Lavras (MG) – Júlio Pereira Marques.

01/08 (terça-feira):
14h – Empreendedorismo SOCIAL: uma análise da produção científica nacional entre 2000 e 2016 – Jaciara Milena Moreira.
16h – Cooperação trissetorial para promoção e desenvolvimento do turismo em município do sul de Minas Gerais – Thaís Coppo Xavier.

02/08 (quarta-feira):
13h – Do uso de calças à representação política da mulher – Natiele Souza Alves.
14h – Assédios e políticas públicas na Universidade: a percepção das alunas na Universidade Federal de Lavras – Sara Maria Diniz Silva.

03/08 (quinta-feira):
13h – Adequação das micro e pequenas empresas do setor automotivo do município de campo belo, mg, à política nacional de resíduos sólidos – Junio Oliveira Soares.
14h – Gestão integrada do território e os objetivos do desenvolvimento sustentável: cultura como dimensão de sustentabilidade na Microrregião de Presidente Kubitschek na Serra do Espinhaço/MG – Thaís Maria de Oliveira.
15h – Política de desenvolvimento territorial brasileira e tecnologia social: interfaces e conexões – Larissa Ferreira de Souza.
16h – Contribuições metodológicas do MAPP para gestão social de cooperativas – Rafaela Sabatine Victorio.

04/08 (sexta-feira):
13h – A responsabilidade civil do estado por danos em veículos automotores estacionados na zona azul – Joyce Aparecida Teixeira.
14h – O papel da gestão pública no processo de regularização imobiliária na cidade de lavras-mg – Isadora Rodrigues Jeronimo.
15h – Novos Arranjos Institucionais de Mobilidade Urbana produzidos no Nível Local – Natalia de Souza Lanfredi.
16h – A Progressividade do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU): Um Estudo de Caso sobre o Município de Lavras (MG) – Peterson Alexandre de Oliveira.

07/08 (segunda-feira):
13h – A participação social nas políticas públicas para pessoas com deficiência: uma análise no município de Lavras-MG – Bianca Michalsky Martins.
14h- Estudo de caso da política pública aplicada ao centro de atenção psicossocial do município de Lavras – Paula Carolina Goursand Henriques.
15h – A Política Estadual de Redução da Mortalidade Infantil e Materna: Um estudo de caso sobre o Centro Estadual de Atenção Especializada – CEAE – Andromeda Alves de Oliveira.
16h – O cadastro único como diagnosticador das condições sociais e instrumento de operacionalização das políticas de assistência social: um estudo no município de Lavras – MG – Mariane Correa Leão.

08/08 (terça-feira):
13h – Possibilidades e desafios para o desenvolvimento da educação para jovens e adultos no município de Lavras – Minas Gerais – Sabrina Kelen Junqueira.
14h – Mecanismos de controle adotados pela administração pública municipal e estadual: um estudo feito com professores da rede pública de ensino da cidade de São Carlos (SP) – Francisco Ribeiro do Amaral Ortega.
16h – Assimetria de informação e reeleição presidencial no Brasil: Um estudo sobre a possibilidade de seleção Adversa – Karen Efigenia da Silva.
17h – Os indicadores de desenvolvimento no Brasil: uma análise fundamentada na abordagem de Desenvolvimento como Liberdade – José Vinícius do Nascimento.

Luciana Tereza – estagiária DCOM/UFLA.