UFLA na Comunidade: “Doutores palhaços” levam bem-estar e conforto a hospitais de Lavras

Equipe de doutores palhaços em visita ao Hospital Vaz Monteiro
Foto: Unidade de Pronto Alegramento

Contato humanizado e aproximação com pacientes em hospitais. Algumas experiências que estudantes dos cursos de Educação Física, Nutrição e Medicina, da Universidade Federal de Lavras (UFLA) podem vivenciar durante a graduação. Nesse sentido, o curso de extensão “Unidade de Pronto Alegramento” (UPA) promoveu uma capacitação com alunos para que eles atuem como “doutores palhaços” em unidades de saúde da cidade. O ator Alexandre Penha, de Maringá, cidade do interior do Paraná, esteve na Universidade e realizou uma palestra para os graduandos. Penha trabalha com ações sociais ligadas à área de saúde.

O professor Rodrigo Ferreira de Moura, do Departamento de Ciências da Saúde (DCS), é quem coordena o projeto extensionista e contou que o UPA foi criado há cerca de um ano. Segundo ele, a proposta busca deixar os alunos mais próximos da realidade de pessoas que estão hospitalizadas, proporcionando a elas conforto e bem-estar.

Semanalmente, os alunos visitam dois hospitais de Lavras, sendo que o contato é feito com pacientes de diferentes setores. “Primeiro, nós identificamos os locais que podem ser visitados e fazemos uma abordagem cuidadosa junto às pessoas. Levamos um palhaço nas visitas para justamente quebrar o gelo e descontrair o ambiente”, explicou o professor.

O UPA envolve cerca de 40 estudantes de cursos da área de saúde
Foto: Unidade de Pronto Alegramento

O trabalho de extensão é parte da proposta pedagógica dos cursos da área da saúde de potencializar a formação humana dos alunos e de fortalecer ações educativa na comunidade. Além disso, o professor acredita que o projeto pode auxiliar os alunos a amenizar o estresse e a pressão pelo bom desempenho acadêmico. O UPA envolve cerca de 40 estudantes.

Na condição de professor, Rodrigo de Moura disse estar orgulhoso por perceber a resposta positiva dos alunos envolvidos no projeto. “É uma satisfação vê-los (os estudantes) engajados nessa proposta e contribuir para a formação humana deles”, acrescentou.

Jornalista Rafael Passos – bolsista Dcom/Fapemig